12/05/2014

Cientistas Usam Nevoeiro Como Tela

As vezes pensamos e não sabemos distinguir ao certo! Se a realidade que é mostrada nos cinemas são inspiradas na tecnologia que temos ao alcance; ou se o que observamos na ficção é o que impulsiona o avanço científico da vida real?

As telecomunicações holográficas, um efeito especial usado por Hollywood nos filmes de ficção científica, estão hoje mais próximas de ser realidade.

Foto: feeltech.ru
Jovens cientistas russos da cidade de Astracã criaram uma tela feita de água com uma imagem muito nítida e mesmo com transmissão de cheiros, o que cria na pessoa uma ilusão completa de presença.

Quando essa tela invulgar é ligada, primeiro parece que a imagem surge no próprio ar, mas se olharmos com atenção, vemos que a imagem é composta por minúsculas partículas de água. Ou melhor, por aerossóis. Por mais que se passe com a mão pela tela, a palma da mão permanece seca. Também o chão permanece sem água.

Isso se deve às dimensões das gotículas. Elas são microscópicas. É de partículas deste tipo que são compostas as nuvens e o nevoeiro. Mas enquanto na natureza elas se formam devido às diferenças de temperaturas, aqui as dimensões necessárias são programadas por ondas de ultrassons, explica o desenvolvedor do projeto Tela Nebulosa, Maxim Kamanin:

Nós misturamos as partículas com a dimensão necessária com um fino fluxo de ar com uma determinada aerodinâmica. Isso é muito importante. Obtemos uma parede uniformemente distribuída composta por partículas minúsculas”.

São precisamente as particularidades do dispositivo aerodinâmico que distinguem o projeto russo dos dispositivos estrangeiros. A tela “nebulosa” dos inventores de Astracã apresenta uma imagem estável e íntegra ao tocar em objetos estranhos. Por outras palavras, a imagem pode ser trespassada por quaisquer objetos, ou se pode passar a mão por ela, sem que isso faça perder o efeito.

O princípio de funcionamento da tela “nebulosa” é bastante simples. O projetor de vídeo transmite a imagem para a tela de aerossol. A imagem é controlada da mesma forma que em um tablet com tela sensível ao toque - com os dedos. Uma câmera especial com sensores infravermelhos, incorporada na base do dispositivo que cria a tela de aerossol, faz o seguimento do movimento das mãos. O computador pode processar até 1500 toques simultâneos com um atraso inferior a 0,2 segundos, diz o diretor técnico do projeto, Alexander Krasnotsvetov:

Nós usamos uma câmera de infravermelhos. Quando os dedos tocam o fluxo, a câmera vê os dedos iluminados pelos infravermelhos e assume-os como a parte que comanda graças a um software especial”.

Exposições, stands publicitários e apresentações são por enquanto os únicos locais onde a invenção russa pode ser vista. Seguramente que a quantidade de usuários irá aumentar se adicionarmos volume à imagem. Isso pode ser feito recorrendo a várias telas nebulosas e a uma aplicação especial. Outra particularidade agradável da tecnologia russa é a sua utilidade no quotidiano.

Uma tela nebulosa interativa, produzida com materiais ecológicos, pode também ser usada como umidificador para o ar da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...