13/05/2014

Telescópicos Quânticos Podem Produzir Imagens em Melhor Resolução do Que os Atuais

A mecânica quântica sendo aplicada para favorecer o avanço das observações astronômicas 'na obteção de imagens com maior grau de qualidade' dos objetos celestes observados nas grandes distâncias, gerando um conteúdo com melhor resultado.

A notícia foi divulgada no site Physicsworld:

GTC
A mecânica quântica - ao invés dos enormes telescópios usados atualmente - pode ser o melhor caminho para a obtenção de imagens do espaço em alta resolução, de acordo com nova pesquisa realizada no Reino Unido. Se isso for confirmado, um telescópio de qualquer tamanho poderia observar pedaços cada vez menores do céu noturno, permitindo aos astrônomos descobrir exoplanetas e outros objetos distantes com muito mais facilidade do que é atualmente possível.

O Gran Telescopio Canarias (GTC), na ilha vulcânica de La Palma, nas Ilhas Canárias, é um excelente exemplo de um telescópio enorme. Com um espelho que mede mais de 10 metros, é o maior telescópio ótico de abertura única do mundo, e permitiu a observação de algumas das imagens mais claras já registradas de galáxias distantes, nebulosas e aglomerados globulares. Mas o GTC não foi barato: custou 130 milhões de euros (cerca de R$ 394 milhões de reais) e levou sete anos para ser construído.


A razão pela qual o GTC e outros telescópios precisam ser tão grandes é para aumentar a resolução das imagens ao máximo. Quando um fóton entra numa abertura de um telescópio, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg, há uma incerteza correspondente na sua dinâmica, que define sua direção inicial. Como a incerteza na posição aumenta com a ampliação da abertura, a incerteza na sua dinâmica cai - o que permite que a sua direção seja determinada com maior precisão.

Aglaé Kellerer, da Universidade de Durham, na Inglaterra, começou a pensar em como a mecânica quântica poderia fornecer uma alternativa para superar esse limite de difração, quando se deparou com métodos semelhantes usados ​​em microscopia e litografia. “O único horizonte para o astrônomo hoje é a construção de telescópios maiores. De alguma forma, em algum momento, precisamos chegar a uma abordagem diferente”, diz ela.

As técnicas de clonagem

O limite de difração para a abertura de um telescópio é definido por fótons. No entanto, se houver muitos deles idênticos ou clonados chegando ao mesmo tempo, o limite de difração será reduzido por um fator igual à raiz quadrada do número de fótons.

Para conseguir isso, Kellerer propõe que uma medição quântica “não demolidora” seja realizada a cada passagem de fótons através da pupila do telescópio. Tal medida não revela informações específicas sobre o fóton, mas apenas registra sua passagem. Após a medição, o fóton seria clonado deixando seus átomos “desexcitados”, que emitiriam espontaneamente vários fótons idênticos que seriam então gravados por um detector, que calcularia o seu sinal médio.


Infelizmente, a tecnologia necessária para construir um telescópio usando clonagem quântica está muito distante, uma vez que, com falta de eficiência, medições de corrente quântica “não demolidoras” são realizadas em fótons de laser.

Um objetivo muito mais próximo, diz Kellerer, é um experimento que provaria o princípio, no qual um telescópio quântico seria dirigido a uma fonte de luz muito brilhante, com uma faixa espectral estreita. Isso pode ser feito em um laboratório especializado em ótica quântica, como o Instituto Max Planck de Ótica Quântica em Garching, na Alemanha, ou o Instituto de Ótica Quântica e Informação Quântica em Innsbruck, na Áustria. “Esse é o primeiro passo a ser feito agora”, diz ela.

O físico Shigeki Takeuchi, da Universidade de Osaka, no Japão, que recentemente demonstrou experimentalmente um microscópio que se beneficia de entrelaçamento quântico, fala disso como uma ideia “muito interessante”. “Eu tenho a sensação de que uma análise teórica mais detalhada com base na física quântica pode ser importante como o próximo passo”, diz ele.


Mesmo que o princípio do telescópio quântico mostre-se válido, uma questão que permanece é se seria mais fácil de explorar a mecânica quântica do que construir um espelho maior. Por sua parte, Kellerer está confiante de que o tempo para um telescópio quântico virá. “Nós estamos ficando cada vez melhores em explorar os efeitos quânticos. Em algum momento vai ser mais fácil usar a tecnologia ótica quântica”, diz. [Physics World]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...