De acordo com a notícia publicada no site space.com, onde informa que as
folhas estão girando, há um estreitamento no ar, a chuva de meteoros
Orionidas gerado pelo cometa Halley estará em seu pico durante á noite de hoje (20 de Outubro de 2013).
|
O Astrofotógrafo Daniel McVey tirou essa foto de um meteoro Orionida em Summit County, CO, em 21 de Outubro de 2012. Crédito: Daniel McVey |
Se a lua brilhante ou se o mau tempo não estragar a vista, astrônomos poderão ter um vislumbre da chuva anual de meteoros Orionidas, pois atinge o seu pico na noite de domingo para a segunda-feira (21 de Outubro de 2013). Os Orionidas, assim chamados porque eles parecem brotar de uma região ao norte da segunda estrela mais brilhante da constelação de Orion, Betelgeuse, são uma versão menos impressionante da chuva de meteoros Perseidas, que ocorre em agosto.
Infelizmente para os observadores casuais, a lua brilhante - que atingiu sua fase cheia na sexta-feira (18 de outubro de 2013) - pode lavar mais do ponto de vista. Se o tempo permitir, os espectadores podem esperar para ver, no máximo, uma estrela cadente a cada três minutos. Isso é cerca de um terço quantos são visíveis na Perseidas ou Geminids espectaculares de dezembro.
|
Saiba porque a famosa chuva de meteoro como Perseidas e Leônidas ocorrem todos os anos. Crédito: Karl Tate, Space.com contribuinte |
“Céus enluarados de uma Lua minguante brilhante fazem deste um dos anos menos favoráveis para a visualização”, um guia de chuva de meteoros da NASA para 2013 explica. “No entanto, os Orionidas são conhecidos por serem meteoros brilhantes, por isso ainda pode ser um bom show nas primeiras horas antes do amanhecer.”
Durante a Webcast Slooh de hoje, os telespectadores podem Twittar suas perguntas usando a hashtag
#Orionid. Você também pode assistir a Webcast supernova ao vivo no site
Slooh Space Camera Online e o
Slooh iPad App.
O chuveiro será mais visível nas horas em torno de 05:00 EDT (0900 GMT), quando Orion esta mais alto no céu do sul. Os Orionidas são fracos, por isso os astrônomos recomendam assistir longe de áreas urbanas. A chuva de meteoros é visível em ambos os hemisférios Norte e Sul.
Os Orionidas geralmente começam a aparecer em torno de 17 Outubro de 2013, a uma taxa de cerca de cinco por hora. O chuveiro atinge um máximo de 19 de Outubro a 23 de Outubro, com pico geralmente na manhã de 21 de Outubro. Em 25 de Outubro, a atividade diminuiu para cinco meteoros por hora.
Os Meteoros Orionidas são restos do
cometa de Halley. O cometa famoso, em homenagem ao astronômo Inglês Edmond Halley, passando pelo Sol a cada 76 anos. Quando esteve visível da Terra em 1986, o visitante gelado não retornará até 2061.
Os cometas são basicamente bolas de gelo empoeirados, assim como o Sol derrete o gelo, o cometa deixa uma trilha de poeira e detritos para trás, que a Terra passa através de duas vezes por ano, durante a chuva de meteoros Eta Aquarid em maio e os Orionidas em Outubro.
Nota do editor: Se você tirar uma foto incrível da chuva de meteoros meteoros Orionidas ou qualquer outra visão do céu noturno que você gostaria de compartilhar para uma possível história ou galeria de imagens, enviar fotos, comentários e seu nome e local para a editor administrativo Tariq Malik em - spacephotos@space.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!