O cometa Ison, que está se aproximando da Terra no próximo mês, poderá ser um dos mais impactantes da história, com brilho semelhante ao da Lua cheia, sendo visível em pleno dia.... ou, nada disso poderá acontecer, já que o Ison corre o risco.
|
Cometa ISON |
De ser completamente desintegrado durante sua jornada espacial perto do Sol. Navegue no gráfico interativo e entenda o trajeto do cometa.
Estas duas previsões tão opostas são resultado dos dados ainda insuficientes sobre o imprevisível comportamento do cometa. Contudo, as últimas informações obtidas estão inclinando a balança para o lado positivo: o Ison ainda não começou a se desintegrar em sua aproximação do Sol.
O telescópio Hubble, da
Nasa, está focado neste cometa e conseguiu verificar que seu núcleo permanece gelado, intacto e é formado por uma única peça. Outro indício do ótimo estado do cometa é que a camada que envolve o núcleo é simétrica e mole, o que indica que não está desprendendo fragmentos.
Além disso, desapareceu um jato de pó que havia sido observado há alguns meses e que gerava previsões pessimistas.
|
Ilustração da trajetória do ISON |
|
Demonstração local da passagem do ISON |
De qualquer maneira, é necessário esperar até o dia 28 de novembro, quando o
Ison chegará mais próximo do Sol do que nunca, para saber se ele permanecerá “
saudável”. Se assim for, por volta do dia 26 de dezembro, ele passará a aproximadamente 64 milhões de quilômetros do nosso planeta, proporcionando, talvez, o espetáculo celestial mais extraordinário que teremos a chance de observar.
Acesse os links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!