O astronauta a bordo da ‘ISS’ teve uma visão estranha e inesperada a sua janela ontem. “Vi algo lançado para o espaço hoje. Não sei o que foi, mas a nuvem que deixou para trás era bastante surpreendente”, twittou então, o astronauta Mike Hopkins.
|
Uma estranho, mas incrível nuvem vista da Estação Espacial Internacional. Crédito: Mike Hopkins/NASA |
Clique no twitter de
Mike Hopkins. O astronauta da ESA
Luca Parmitano também tinha uma foto da nuvem, bem como uma outra imagem de um contrail à esquerda do lançamento.
Então, o que foi lançado para o espaço? Claro, não havia lançamento da NASA, devido à paralisação do governo, e eu não poderia encontrar outros lançamentos no boleto em qualquer outro lugar, então eu chequei com Robert Christy no site
Zarya.info, que geralmente sabe de tudo o que acontece para cima (ou para baixo) no espaço.
“Sem data exata, horário e local, não é possível dizer com certeza”, Christy respondeu:
“Eu acredito que houve um lançamento de um míssil de Kapustin Yar (*uma base de lançamento e desenvolvimento de mísseis e foguetes situada no Oblast de Astracã entre Volgograd e Astrakhan na cidade de Znamensk, Rússia ) em 10 de outubro por isso, se a foto foi tirada sobre a Europa Oriental ou da região da Ásia Central do que pode ser o que ele viu.”
|
Foto do astronauta da ESA Luca Parmitano. Crédito: ESA/ Luca Parmitano |
Fazendo uma pesquisa para isso, eu encontrei uma anotação no site
RussianForces que dizia:
“Uma imensa nuvem se forma fora da atmosfera após a desintegração”, Parmitano disse via Twitter.
Forças de Mísseis Estratégicos realizou um lançamento de teste bem sucedido de um míssil Topol/SS-25 em 10 de outubro de 2013. O míssil foi lançado às 17:39 MSK (13:39 UTC) de Kapustin Yar para testar o sistema de Shagan Sary no Cazaquistão. De acordo com um representante das Forças de Mísseis, o teste foi utilizado para confirmar as características do míssil Topol, para testar os sistemas de local de teste de Sary Shagan, e “testar a novo carga de combate para os mísseis balísticos intercontinentais.”
Eu tinha pensado no ICBM, que eram uma relíquia da Guerra Fria, mas de acordo com a Wikipedia:
“A partir de 2009, os cinco países com assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas tem sistemas de mísseis balísticos de longo alcance de funcionamento: todos, exceto China têm operacional de mísseis lançados por submarinos e Rússia, os Estados Unidos e a China têm também ICBMs em terra (mísseis dos EUA 'são baseados em silo, China e Rússia têm tanto silo e mísseis estrada-móveis).”
Além disso, Israel lançou um teste de ICBM em 2008, a Índia testou um em 2012 e houve muita especulação de que houve um lançamento pela Coreia do Norte em dezembro de 2012 para colocar um satélite em órbita foi realmente uma maneira de testar um ICBM.
Parmitano também tenho uma imagem da nuvem:
|
Outra visão da nuvem no espaço, a partir do lançamento enganado. Crédito: ESA / Luca Parmitano |
“Uma imensa nuvem se forma fora da atmosfera após a desintegração”, Parmitano disse via Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!