10/05/2013

Astrônomos: Uma Supernova Pode Surgir a Qualquer Momento!

Esta não é uma notícia daquelas que aparece todos dias - diante dos olhos mais atentos, como se fosse algo simples, constantes e corriqueiro para observamos diariamente. Se trata da explosão de uma estrela dando início a outra fase estelar.

Dando "início" e gerando um novo estágio para a mesma estrela. O evento é muito raro de ser visto, tendo uam visão a partir da terra. Este feito se dará na constelação de leão.

O que é uma Supernova? é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas ou meses. Em apenas alguns dias o seu brilho pode intensificar-se em 1 bilhão de vezes a partir de seu estado original, tornando a estrela tão brilhante quanto uma galáxia, mas, com o passar do tempo, sua temperatura e brilho diminuem até chegarem a um grau inferior aos primeiros.

GRB 130427 - Foi a gravação de uma explosão de raios gama, descoberto a partir de 27 de abril de 2013. O observatório Espacial de Fermi detectou uma explosão de raios gama com uma energia de pelo menos 94 bilhões de elétron volts. Ele também foi um dos cinco GRBs mais próximos, a cerca de 3,6 bilhões de anos-luz de distância, e era relativamente longa duração.

Large Area Telescope do Fermi (LAT) registrou um raio gama com uma energia de pelo menos 94 bilhões de elétron volts (GeV), ou cerca de 35 bilhões de vezes a energia da luz visível, e cerca de três vezes maior do que o recorde anterior do LAT. A emissão GeV da explosão durou horas, e permaneceu detectável pelo LAT para a melhor parte de um dia, estabelecendo um novo recorde para a emissão de raios gama maior de um GRB. -Nasa.

O Observatório Espacial Swift, também observaram a explosão, determinar rapidamente a sua localização.

A emissão também foi detectado utilizando o rádio de radiação, infravermelho e visível a partir de telescópios terrestres que utilizam o local céu de Swift. A explosão foi observada com um telescópio óptico de 350 milímetros e seu brilho medido.

A magnitude visível diminuição 13-15,5 por um período de três horas a partir das 08:05:12 UTC 27 abril de 2013. [Catalina Real-time Transient Survey também detectou a explosão opticamente, independente do alerta.

Ele recebeu a designação CSS130502: 113233 274156. Ele foi encontrado em assension direito 11:32:32.90, e declinação +27:41:56.5 (J2000). O SDSS catálogo mostra uma galáxia (SDSS J113232.84 274.155,4), quase coincidente com esta posição no magnitude r = 21,26 mas sem SDSS espectro obtido.

Agora, leia uma notícia abaixo, que é sobre esta explosão no site Apolo11.com


Olho no céu: Uma supernova pode surgir a qualquer momento!

Astrônomos de todo o mundo estão com as atenções voltadas para a constelação de Leão, onde um intenso pulso de raios gama foi registrado pelos telescópios em órbita da Terra. O motivo não é novidade: eventos desse tipo.

...Podem significar o aparecimento de uma supernova.

Batizado de GRB 130427A, o intenso pulso foi observado pela primeira vez no dia 27 de abril de 2013 pelo telescópio espacial Fermi, da Nasa. Segundo o órgão, a energia estimada do evento era de 94 bilhões de elétrons-volt (96 GeV), cerca de 35 bilhões de vezes mais forte que a energia dentro do espectro da luz visível e três vezes mais intenso que o maior evento já detectado pelo instrumento.

 Pulsos de raios gama são as explosões energéticas mais luminosas do Universo e ocorrem quando uma estrela massiva esgota seu combustível nuclear e desmorona sobre si mesma. A emissão durou diversas horas e permaneceu detectável pelos sensores do telescópio em grande parte do dia.

Logo após a detecção, telescópios baseados em Terra também passaram a registrar o evento nos comprimentos de onda visíveis e infravermelho, além do espectro de radiofrequências. Com base em dados do telescópio espacial Swift, pesquisadores rapidamente localizaram a distância da emissão, estimada em 3.6 bilhões de anos-luz, na direção da constelação de Leão.

"Este GRB (Gamma Ray Burst) ocorreu muito perto e o grande desafio agora é encontrar uma possível supernova, que acompanha quase todos os eventos desse tipo", disse o pesquisador Neil Gehrels, principal investigador dos dados do telescópio Swift junto ao Goddard Space Flight Center, da Nasa.

Após a detecção, observatórios terrestres passaram a monitorar constantemente o local do pulso GRB 130427A e não será nenhuma surpresa se nos próximos dias uma supernova surgir na constelação de Leão.

Veja o vídeo:



Se você tem um telescópio e está familiarizado com coordenadas celestes, anote o endereço da emissão e do possível surgimento da supernova: Ascensão Reta: 11:32:32.90. Declinação +27:41:56.5.

Olho no céu!

Supernova - Estrelas similares ao nosso Sol terminam sua vida quando consomem totalmente suas reservas de hidrogênio, ardendo em uma silenciosa e gigantesca expansão de diâmetro. No entanto, estrelas com oito ou mais vezes a massa solar finalizam sua vida de modo muito mais cataclísmico. A fusão nuclear continua mesmo após a exaustão do hidrogênio, produzindo elementos pesados em diferentes camadas.

O processo continua até que o núcleo estelar se transforme em ferro, quando então outro fenômeno ocorre: devido à descomunal temperatura e pressão, os átomos do ferro também se rompem em seus componentes prótons e nêutrons. Quando isso acontece as camadas superiores ao núcleo desmoronam, lançando ao espaço o resto do material estelar, produzindo um poderoso clarão chamado flash da supernova.

A explosão é descomunal. Em poucos dias a supernova libera mais energia do que nosso Sol em toda a sua vida. A explosão é tão brilhante que mesmo ocorrendo a centenas de anos-luz de distância pode ser vista da Terra até durante o dia.

Raios Gama - Os raios gama são o tipo mais energético de radiação eletromagnética e é naturalmente produzido por elementos radioativos ou fenômenos astrofísicos de grande violência. Possui comprimento de onda muito pequeno, da ordem de alguns picômetros até comprimentos mais ínfimos como 10E-15
Quanto menor o comprimento de onda, mais energia é irradiada. Isso faz dos raios gama a fonte mais potente do espectro eletromagnético. Devido a alta energia, esse tipo de emissão tem capacidade de ionizar os gases e pode penetrar na matéria de forma mais profunda que a radiação do tipo alfa ou beta. Por serem penetrantes, os raios gama podem causar danos até mesmo no núcleo das células.

No topo: explosão de raios gama registrada pelo telescópio espacial Femi em 27 de abril de 2013. O mapa mostra o céu centrado sobre o polo norte celeste e revela níveis de energia superiores a 100 milhões de elétrons-volt. Acima, vídeo mostra o céu antes e depois do evento GRB 130427A, onde podemos notar a diferença descomunal de energia entre os eventos detectados. Crédito: Nasa/DOE/Fermi LAT Collaboration, Apolo11.com.

Um comentário:

  1. Por que ninguém está dizendo se existe algum perigo desta explosão atingir a Terra? Eu quero saber!

    ResponderExcluir

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...