29/05/2013

Procurando Estruturas Alienígenas

Neste mundo, há mentes que não confiam nas ações meio que suspeitas do instituto SETI, por acharem que a entidade não age então, como deveria com a verdade. Assim, sendo contra e não expondo as verdadeiras descobertas de suas pesquisas?

Uma gigantesca estrutura, composta de vários Anéis Dyson
concêntricos, pode vir a ser captada por nossos
telescópios - Crédito: Revista UFO
Cientistas admitem que civilizações avançadas podem construir projetos de engenharia estelar que podemos detectar:

O projeto SETI é conhecido por buscar sinais de rádio de civilizações extraterrestres avançadas. Muito embora já tenham sido detectados de acordo com um de seus diretores, Seth Shostak, centenas de sinais candidatos, nenhum deles se repetiu ou foi captado por outras equipes de radioastrônomos.

Sendo assim, não são considerados como evidências de civilizações alienígenas. Contudo, vários dos membros da comunidade científica passaram a defender que a busca seja ampliada, acreditando que nossos instrumentos cada vez mais aperfeiçoados podem ser capazes de detectar sinais de estruturas alienígenas.

Já existe um termo para essa questão, astroengenharia. A idéia é que civilizações bem mais avançadas que a terrestre poderiam realizar projetos em escalas cósmicas, o que para nós ainda se resume a experimentos mentais, cálculos teóricos e ficção científica. Porém foi um físico, Freeman Dyson, quem em 1960 publicou um artigo intitulado Busca por Fontes Estelares Artificiais de Radiação Infravermelha.

Ele defendeu que qualquer megaestrutura construída ao redor de uma estrela poderia ser detectada por sua emissão de calor. Dyson dizia que qualquer civilização avançada teria uma tremenda necessidade de quantidades cada vez maiores de energia, e por isso acabaria construindo uma rede de imensas estruturas ao redor de seu sol natal, com o propósito de recolher a maior parte da energia da estrela.

Mas descobriu-se depois que o Sol e outras estrelas são rodeadas por discos de matéria, poeira, rochas e asteróides, que emitem muito infravermelho. Encontrar estruturas artificiais envolveria procurar por frequências específicas do espectro infravermelho. Contudo, existe um projeto atual, liderado por Dick Carrigan do Fermilab, que regularmente vasculha o céu procurando pela assinatura infravermelha de estruturas tais como Dyson descreveu, Esferas ou Enxames de Dyson. Por enquanto nada foi encontrado, mas há incontáveis locais para procurar.

Esta não é a única busca acontecendo. Recentemente Geoff Marcy, conhecido por haver detectado 70 dos primeiros 100 exoplanetas, defendendo esse estudo em uma época em que era considerado como inviável, defendeu a procura por sinais de engenharia alienígena nos dados recolhidos pelo telescópio Kepler da NASA. Sua idéia é que as gigantestas estruturas orbitando uma estrela, formando um Enxame de Dyson, poderiam ser detectados da mesma maneira que planetas alienígenas, quando passassem diante de seu sol em um trânsito.

Uma gigantesca estrutura, composta de vários Anéis Dyson
Sinais de civilizações extraterrestres podem estar nos dados
colhidos pelo telescópio Kepler - Crédito: NASA
Esferas ou Enxames de Dyson já foram explorados na ficção científica, e outra idéia surgida na arte seria uma estrutura artificial como uma Estrela da Morte, dos filmes Star Wars. No primeiro filme de 1977 a estrutura media 160 km, e a do terceiro filme, de 1983, tinha 900 km de diâmetro.

Embora para a tecnologia atual tais feitos sejam impossíveis, mesmo que construões desse tamanho possam ser construídas por civilizações alienígenas avançadas, detectá-las seria um problema quase insolúvel, pois em uma escala estelar mesmo objetos desse tamanho seriam extremamente pequenos. Outras criações da ficção, entretanto, oferecem melhores possibilidades, como um anel construído ao redor de uma estrela.

Na série de videogames Halo uma estrutura assim é descrita, construída na região habitável de sua estrela como um Anel de Dyson, com uma superfície milhões de vezes maior que a de um planeta, podendo abrigar trilhões de seres. A comunidade científica também comenta a possibilidade de alienígenas construírem uma série de anéis de Dyson ao redor de sua estrela, com o mesmo propósito de habitação e recolher a totalidade da energia de sua estrela.

Além de detectar tais colossais estruturas, nossos telescópios também estão se tornando capazes de estudar as atmosferas de exoplanetas, onde gases relacionados a presença de vida também podem ser detectados. Os cientistas, comprovando a evolução e a abertura inédita ocorrendo na astronomia, igualmente comentam a possibilidade de detectar gases artificiais como os clorofluorcarbonos (CLFCs). Com os novos telescópios que entrarão em serviço nos próximos anos, a busca por inteligência extraterrestre será grandemente ampliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...