14/05/2013

Documentário: O Legado de Pitágoras

O documentário poderia ser parte de uma aula educativa, e deveria ser usada em escala pelas escolas do brasil. Ele é mais que uma aula, é um verdadeiro aprendizado para as crianças que são obrigadas e conformadas com as história desecessárias.

Documentário: O Legado de Pitágoras (TV Escola-2010)
Resumo da série: Os três filmes da série “O Legado de Pitágoras” são independentes entre si e podem ser utilizados isoladamente para fins didáticos. Para um entendimento melhor da série, sugiro que sejam vistos na seguinte ordem:
  • 1) Os Triângulos de Samos; 2) Pitágoras e Outros; 3) Desafiando Pitágoras.
O primeiro filme traz como problema motivador a construção do Aqueduto de Eupalinos. O conhecimento de triângulos retângulos mostra-se importante para o planejamento desta obra grandiosa.

O segundo filme mostra que o Teorema de Pitágoras era conhecido por diferentes civilizações, muitos anos antes do nascimento de Pitágoras. Apresenta o desconforto dos membros da Sociedade Pitagórica ao descobrir que nem todos os números poderiam ser escritos como a razão de dois números naturais. Como exemplos de números com esta característica, apresentam 2, π e o número de ouro (razão áurea).

O terceiro filme inicia com um problema motivador para a criação de geometrias não euclidianas, apresenta um “exemplo” no qual o Teorema de Pitágoras falharia, mas conclui que o problema está na construção de triângulos em superfícies esféricas. Este é o filme mais avançado da série e mostra como os estudos da geometria esférica (elíptica) e da topologia foram fundamentais para a Teoria da Relatividade e para o entendimento atual do universo - extraído do PDF sobre o legado de Pitágoras.

Episódio da série "O Legado de Pitágoras" sobre as descobertas e a vida do famoso matemático grego.

Episódio 1:
O Triângulo de Samus

Sinopse: No primeiro episódio observaremos como as antigas civilizações conseguiam levar a cabo proezas arquitetônicas que antes consideravam-se impossíveis. E tudo graças ao teorema de Pitágoras.

Veja:


Episódio 2:
Pitágoras e Outros

Sinopse: Este episódio nos dar uma idéia e investiga os outros personagem que deram uma contribuição, e influênciaram todo o trabalho do Pitágoras...

Veja:



Episódio 3:
Desafiando Pitágoras (TV Escola-2010)

Sinopse: Será que o quadrado da hipotenusa é sempre igual a soma do quadrado dos catetos? O Documentário vai testar o famoso teorema.

Episódio da série "O Legado de Pitágoras" que questiona o teorema elaborado por esse matemático, mostrando que sua aplicação funciona apenas em superfícies planas.

O episódio fala de Aristóteles e de sua descoberta sobre o formato arredondado da Terra, sobre Euler e seu diagrama, sobre Einstein e sua teoria da relatividade.

Destaca também a importância da matemática dos triângulos e do teorema de Pitágoras para o entendimento do universo.

O Documentário vai testar o famoso teorema e revelar a surpreendente Matemática das esferas, uma Matemática que faz parte da vida de qualquer pessoa, mas que nem sempre é lembrada nas escolas. A professora convidada propõe atividades que partem do triângulo retângulo e revelam a Matemática moderna presente nos estudos de Gauss e Einstein.

Veja:




Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/

Fonte dos vídeos: ReVCieN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...