29/09/2013

CERN Abre Portas e Revela “Segredos” do Bóson de Higgs

O Grande Colisor do CERN, é o maior acelerador de partículas e de energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV por núcleo.

CERN mostra os “segredos” do LHC (Large Hadron Collider)
Foto: Global Imagens/Arquivo
O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.

Leia, o artigo sobre as visitas no LHC que foi divulgado no site www.jn.pt, de portugal:

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, em Genebra, Suíça, abriu, este sábado, pela primeira vez as suas portas ao público em geral, depois da descoberta do Bosão de Higgs, esperando milhares de visitantes este fim de semana.

No Open Days que este sábado têm início, as galerias subterrâneas serão abertas ao público, já que o famoso acelerador de partículas (LHC), que permitiu a descoberta do padrão do Bosão de Higgs, não está em funcionamento, mas em fase de manutenção até 2015.

A organização espera uma enchente de visitantes depois do anúncio da descoberta, em março de 2013, do padrão do Bosão de Higgs, uma partícula elementar que permite explicar a origem da massa das outras partículas elementares.

Pensávamos que [a investigação] iria demorar 10 anos, mas bastaram três anos”, declarou o diretor-geral do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, em francês) Rolf-Dieter Heuer.

Alguns dos 205 colaboradores portugueses do CERN explicam à Lusa a necessidade e as vantagens deste tipo de evento para o centro de investigação.

O objetivo do 'Open Days' é abrir o laboratório ao publico (...) para que as pessoas vejam e percebam o que se faz com dinheiros públicos, e para evitar secretismos ou mensagens erradas”, disse à Lusa José Carlos Rasteiro da Silva, engenheiro responsável do detetor ECAL da experiencia CMS.

Tem havido muita publicidade por todo o mundo, mas poucos são os que tiveram a oportunidade de vir ver o laboratório”, salienta.

O dia de hoje é uma oportunidade para os curiosos conhecerem “algo de que ouvimos falar” comentou Eduardo Rodrigo, jovem físico que trabalhou na experiencia.

A organização espera também a presença de portugueses. “A maior parte são escolas do ensino secundário, cujos professores participaram ou querem participar no programa de professores de língua portuguesa”, revelou o físico André David Tinoco Mendes.

Além disso, as visitas são uma boa oportunidade para os próprios colaboradores do CERN conhecerem outras experiências no centro.

O CERN existe desde 1954 e conta com 24 projetos em curso. É dirigido por 20 estados-membros europeus, mas outros países não europeus, como Estados Unidos e Japão, participam em projetos de investigação comuns.

O acelerador de partículas está em manutenção até 2015, ano em que novas experiências com maior nível de energia irão decorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...