30/09/2013

Teria a Terra ‘Roubado' a Lua de Vênus?

A lua da Terra pode ser um presente de Vênus, já que o planeta pode ter tido uma lua e, em seguida, a perdeu. De acordo com a nova teoria, a gravidade da Terra capturou a velha lua de Vênus, dando ao nosso planeta o seu grande satélite natural.

Esta ilustração mostra a lua ainda se fundido, logo após a sua
formação cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Crédito: NASA/
Goddard Space Flight Center
Esta ideia contrasta o pensamento da grande maioria dos pesquisadores, que acredita que a lua da Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, quando um corpo planetário do tamanho de Marte se colidiu com a Terra. Esta hipótese do impacto gigante, no entanto, tem seus problemas, assim como todas as teorias alternativas de formação da lua.

Eu penso que parte da chave para o entendimento da lua pode ser Vênus, que não tem uma lua sequer”, disse Dave Stevenson, professor de ciência planetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, que propôs a ideia em uma conferência. Stevenson acrescentou que ele próprio é a favor da teoria do impacto, mas ele diz que a teoria ainda não respondeu todas as perguntas.

Como a Terra Conseguiu a sua Lua

A teoria da “captura lunar” assume que a Terra usou sua força gravitacional para atrair um corpo celeste pré-formado, fazendo dele um satélite. Contudo, a composição geoquímica da Lua e da Terra vão contra essa ideia. Análises das rochas lunares trazidas pelas missões Apollo, da NASA, mostram que o satélite tem uma composição isotópica muito semelhante à da Terra.

Isótopos referem-se a variedades de elementos químicos que têm o mesmo número de prótons, mas diferentes números de nêutrons. E se a Lua e a Terra tem isótopos tem isótopos semelhantes, isso sugere a ideia de que os dois corpos tiveram uma origem em comum. No caso, um planeta de tamanho parecido com Marte teria se colidido com a Terra e arrancado um pedaço de nosso planeta, que teria formado a Lua através da aglutinação desses detritos.

Esta imagem em falsa cor de recursos das nuvens vistas em vênus
pela Venus Monitoring Camera (VMC) da Agência Espacial Europeia.
Venus Express. A imagem foi capturada a uma distância de 30.000
km em 8 de dezembro de 2011. Venus Express está em órbita ao
redor do planeta desde 2006. Crédito: ESA/MPS/DLR/IDA
No entanto, alguns aspectos da ideia de que a Terra tenha “roubado” a Lua de Vênus são intrigantes.

A Terra e Vênus são mundos um pouco parecidos. Eles têm um massa similar, e muitos pensam que os planetas provavelmente se formaram de maneira semelhante”, disse ele. “Portanto, a questão é que, se a Terra e Vênus se formaram de maneira semelhante, como é que a Terra tem uma Lua e Vênus não?

Luas Errantes

A maior falha da teoria da colisão é que ela não pode explicar o alto momento angular do sistema Terra-Lua. Os cientistas acreditam que, inicialmente, a Terra estava girando tão rapidamente que um dia durava apenas cinco ou seis horas, e a Lua estava em uma órbita muito baixa. Mas, aos poucos, a maré diminuiu a rotação da Terra e empurrou a órbita da lua até seu nível atual.

Nós não podemos compreender os planetas terrestres a menos que compreendamos Vênus, e, no momento, não sabemos nada sobre Vênus em termos de isótopos”, diz ele. “E eu também acho que como um teste para a nossa compreensão da origem da lua, precisamos descobrir se Vênus já teve uma lua.

Se Vênus de fato já teve uma lua e a perdeu, como o planeta pode tê-la adquirido? Ao contrário do que teria acontecido com a Terra, a formação de qualquer lua de Vênus pode ter ocorrido muito mais cedo, logo após a formação do sistema solar, Stevenson disse. Naquela época, havia um monte de corpos de diversos tamanhos que vagavam pelo sistema solar.

Assim, Vênus possivelmente teria ganhado uma lua após um impacto ainda mais cedo, e o planeta pode ter perdido sua lua por uma colisão ou por um “roubo”. Isso significa um objeto, no caso a Terra, passou perto pelo sistema de Vênus e fez com que a lua se afastasse de sua órbita, diz Stevenson.

Um ponto a favor da nova teoria são as peculiaridades da órbita de Vênus. É o único planeta do sistema solar que gira ao contrário (ele gira no sentido horário, enquanto todos os demais planetas giram no sentido anti-horário).

Além disso, o movimento de rotação do planeta é tão lento que um dia demora 243 dias terrestres, o que significa que o planeta tem um dia mais longo que seu ano (224 dias). Segundo os pesquisadores, isso significa que alguma coisa perturbadora no passado de Vênus aconteceu. Um impacto de proporções inimagináveis pode ter ocorrido - impacto este que poderia ter formado uma lua.

Página com a a notícia original:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...