09/09/2013

Um Rico Tesouro Arqueológico Ameaçado Pela Guerra

Esta notícia foi divulgada no site do History Channel sobre uma das mais antigas áreas ocupadas por humanos na Terra sofre com a guerra civil que, além de massacrar a vida de milhares de pessoas, também está destruindo o rico tesouro arqueológico.

A Síria, palco de uma sangrenta guerra civil, também já foi morada de muitos povos ao longo de milênios, como Romanos, Assírios, Persas e Acadianos, que ergueram impérios na região.

O país abriga algumas das mais antigas evidências da prática da agricultura e possui um dos maiores acervos da escrita cuneiforme que se tem conhecimento.

No entanto, centenas de sítios arqueológicos estão ameaçados pela guerra, bombardeios e saques. De acordo com alguns pesquisadores, forças do governo e rebeldes ocuparam castelos antigos e demoliram construções arqueológicas que foram resultado de milhares de anos de ocupação humana.

Caso ocorra uma intervenção militar, os Estados Unidos já avisaram que, além de hospitais e escolas, os tesouros arqueológicos mais importantes da Síria estão fora lista dos alvos que serão atacados. Um estudo sobre os danos causados ao patrimônio arqueológico da Síria foi publicado pela pesquisadora Emma Cunliffe, da Universidade de Durham, em parceria com o Global Heritage Fund.

Entre seus tesouros, estão as lindas cidades romanas de Apameia e Palmira, assim como o castelo da era das cruzadas chamado "Krak des Chevaliers". Há ainda as cidades de Alepo e Damasco, que vem sendo ocupadas por milhares de anos. Confira abaixo alguns dos mais importantes tesouros arqueológicos da Síria:

1 - Damasco

Damasco, a capital da Síria, foi fundada em algum momento no terceiro milênio antes de Cristo. Porém, escavações na região fora da cidade, em Tell Ramad, sugerem existência humana há 8 mil ou 10 mil. Em tempos medievais, a cidade desenvolveu uma indústria artesanal em franca expansão, especializada na fabricação de rendas e espadas. Traços de herança antiga da cidade ainda permanecem até hoje em um templo da era romana ao deus Júpiter, antigas muralhas romanas e uma mesquita Umayyad do século oitavo.

Crédito: Ai@ce

2 - Apameia

Apameia foi uma antiga cidade fundada pelo rei Nicator, em 300 a.C. A vasta cidade, fundada nas margens do rio Orontes, tinha quase meio milhão de habitantes no seu ague. Ela se tornou parte do império romano em 64 a.C. Um terremoto destruiu a metrópole em 115 d.C, e conquistadores estrangeiros saquearam local. Depois, Apameia foi reconstruída no século 7.

Crédito: Bernard Gagnon

3 - Krak dos Cavaleiros

Este incrível e bem preservado castelo, o Krak Des Chevaliers (O Krak dos Cavaleiros), foi construído durante a época das Cruzadas, entre 1142 e 1170. É classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 2006. Infelizmente, com a guerra civil, vários relatos indicam que o castelo foi danificado em julho deste ano.

Crédito: Bernard Gagnon

4 - Alepo

A antiga cidade de Alepo vem sendo ocupada continuamente por ao menos 5 mil anos. Ao longo deste período, ela foi governada por quase todos os grandes impérios, desde os hititas aos assírios, até mongóis e otomanos. A cidade, a maior na Síria, possui uma enorme mesquita do século 12 e uma cidadela do século 13.

Crédito: Fracis-mag

5 - Palmira

Localizada em um oásis, a 210 quilômetros ao nordeste de Damasco, Palmira (atualmente chamada Tadmor) servia de ligação de rotas comerciais, conectando Roma, Índia, Pérsia e China. A cidade foi mencionada pela primeira vez no século II a.C, mas sua importância cresceu sob o controle romano. Apesar de ter sido saqueada em 272 d.C, muitos vestígios da antiga cidade ainda permanecem por ali, incluindo colunas, um templo a Baal, acampamento de Diocleciano - um grande complexo militar - e uma vasta necrópole fora da cidade.

Crédito: Bernard Gagnon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...