08/03/2014

Beta Pictoris: Um Dos Sistemas Estelares Mais Violentos Já Descobertos

De acordo com a descrição: Beta Pictoris (32 Pictoris) é uma estrela na direção da constelação de Pictor. Sua magnitude aparente é igual a 3.85. Considerando sua distância de 63 anos-luz em relação à Terra, sua magnitude absoluta é igual a 2.42.

Pertence à classe espectral A5V. Possui um planeta confirmado e possui um disco protoplanetário - wikipedia.


Há um sistema estelar perto daqui que hospeda um campo de destroços extraordinariamente ativo, aquela em que um cometa é aniquilado a cada cinco minutos. Os astrônomos dizem que pode ser o resultado de detritos gravitacionalmente presos - ou uma colisão catastrófica entre dois planetas do tamanho de Marte.

O sistema estelar, chamado Beta Pictoris, está localizado a cerca de 63 anos-luz da Terra. Ele se formou cerca de 20 milhões de anos atrás, por isso é um parente recém-chegado à galáxia. Tem um planeta conhecido, Beta Pictoris b, localizado a 1,2 bilhões de quilômetros da estrela e uma massa várias vezes maior que a de Júpiter.

Mas o sistema também possui um campo de destroços de destaque e luminoso - e dentro dele, uma nuvem compacta de gás venenoso orbita a margem externa do sistema solar. É formada (e continua a ser mantida) por colisões entre um enxame de corpos semelhantes a cometas gelados. Os cientistas têm duas teorias para explicar a sua presença: os restos congelados são presos e unidos pela gravidade de um planeta ainda a ser descoberto, ou é o remanescente de uma colisão entre dois planetas gelados.

Concentrado de Monóxido de Carbono

Ao utilizar o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, uma equipe de astrônomos internacionais mapeou o comprimento de luz que emana da poeira e das moléculas de monóxido de carbono dentro do disco, revelando uma quantidade desproporcional do último - cerca de 0,3% a massa da nossa lua. Este gás é um dos muitos encontrados armazenados em cometas e outros corpos gelados que, junto com a poeira e grãos de gelo, são liberados após colisões.

Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/W. Dent et al.
Dentro deste vasto cinturão de monóxido de carbono está um aglomerado de gás localizado a cerca de 13 bilhões de km da estrela, o que é cerca de 3 vezes a distância entre Netuno e o nosso Sol (85 UA). Notavelmente, a quantidade total de CO medido ultrapassa 200 bilhões de toneladas, o que equivale a cerca de um sexto da massa dos oceanos da Terra.

Cerca de 100 anos são necessários para a luz ultravioleta da estrela quebrar moléculas de CO, uma duração muito mais rápida do que o tempo que levaria para a nuvem completar uma única órbita em torno da estrela. É certamente possível que nós estamos observando Beta Pictoris durante esta janela de tempo excepcionalmente pequena. É mais provável, porém, que alguma coisa a mais está acontecendo.

Essa outra coisa, dizem os astrônomos, é a reposição contínua de monóxido de carbono na nuvem, provavelmente causada pelas colisões constantes e frequentes entre os corpos celestes gelados dentro dela. Na verdade, os cálculos mostram que, para compensar a dissipação de moléculas de CO, um grande cometa deve ser destruído de cinco em cinco minutos.

Uma Moita ou duas?

Os astrônomos estão agora tentando descobrir o porquê. Uma possibilidade é que o sistema solar tenha um planeta gigante desconhecido perto da extremidade interior do cinturão de CO.

Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) e NASA's
Goddard Space Flight Center/F. Reddy.

Comparativamente, a gravidade de Júpiter tem aprisionado milhares de asteróides em dois grupos - um grupo na frente e outro atrás da órbita do gigante do gás.

Felizmente, astrônomos são capazes de observar Beta Pictoris quase de lado, o que lhes permite determinar se o cinturão de CO tem uma única concentração de gás ou duas em lados opostos da estrela. Eles não estão inteiramente certos, mas estão atualmente inclinando-se para o segundo cenário. Se for esse o caso, mais observações devem revelar o segundo grupo e o planeta misterioso.

Mas, se os astrônomos não puderem encontrar esses dois elementos ausentes, deixam um cenário alternativo: uma colisão entre dois planetas gelados do tamanho de Marte em torno de meio milhão de anos atrás.

Os resultados do estudo apareceram no site da revista Science:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...