31/03/2014

Cientistas Escolhem Local de Pouso Para Rover Em Marte

O projeto trata-se de uma missão não tripulada da “Agência Espacial Européia” destinada a explorar de Marte. Quando lançou a primeira missão do denominado Programa Aurora. Agora determinaram os detalhes da segunda etapa da missão. 

Em 28 de março, em Madrid terminou o primeiro seminário de escolha do local de pouso para o rover Pasteur da missão russo-europeia ExoMars.

Foto: EPA
Os membros do grupo de trabalho analisaram oito áreas potenciais entre as quais, até este verão, serão escolhidas três ou quatro candidatas.

A preparação da missão ExoMars está acontecendo perante os nossos olhos, e este ano a comunidade científica deve determinar a forma já da segunda parte da missão, que inclui o rover de Marte e a plataforma russa de pouso com um complexo de aparelhagem científica.

O rover Pasteur faz parte da segunda etapa da missão russo-europeia ExoMars com lançamento previsto para 2018. Sua missão soa comum - explorar Marte em termos de procura no planeta de condições para o surgimento ou a sustentação de vida. Mais precisamente, trata-se, em primeiro lugar, do solo - de quê ele é composto e qual o papel que desempenhou a água em sua evolução, e em segundo lugar da atmosfera, principalmente de seus componentes menores que podem indicar uma moderna atividade geológica ou até mesmo biológica no planeta.

A escolha do local de pouso é uma tarefa importante porque a área de futuras pesquisas deve ser interessante para os cientistas, bastante confortável para os engenheiros (de sua disposição, em particular, depende o esquema de voo) e mais ou menos seguro - pois os estágios finais de pouso acontecem automaticamente. Ao mesmo tempo, prever com precisão exatamente onde o módulo de pouso tocará a superfície de Marte é impossível, então o local de pouso é uma elipse de 104 por 19 km.

Em meados de dezembro de 2013, as agências espaciais europeia e russa anunciaram um concurso para propostas sobre a área de pouso entre os membros da comunidade planetária. Os locais candidatos devem ser suficientemente antigos, não menos de 3,6 bilhões de anos, porque se acredita que aproximadamente nessa altura em Marte havia água líquida. Além disso, traços de ação da água devem ser visíveis em fotografias do local, bem como rochas expostas. Em outras palavras, a paisagem deve ser bastante diversa. Finalmente, o rover deve ser capaz de chegar até pelo menos algumas dessas rochas expostas, e toda a área não deve ser muito “empoeirada” - a poeira marciana é um sério perigo para os equipamentos.

Até o final de fevereiro de 2014 o grupo de trabalho de escolha do local de pouso do projeto ExoMars recebeu oito propostas, e no final de março teve lugar o primeiro seminário sobre o assunto. Seu objetivo foi entender quais áreas é que são as áreas mais promissoras para estudos mais aprofundados.

O próximo passo no processo de seleção cabe aos membros do grupo de trabalho, que inclui também representantes da Rússia: do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, do Instituto de Geoquímica e Química Analítica Vernadsky da Academia de Ciências, da Associação Científica de Produção Lavochkin, e do Instituto Central de Pesquisa em Engenharia Mecânica. Tendo em vista tudo o que foi dito no seminário, no verão eles devem escolher três ou quatro opções. Em seguida, essas áreas serão estudadas com a ajuda de sondas orbitais marcianas, principalmente do Mars Express europeu. A decisão final será tomada cerca de um ano antes do lançamento, em 2017.

O ExoMars é um dos principais projetos do programa planetário tanto da Rússia como da Europa, por isso ele suscita uma atenção particularmente grande. Assim, há dias, no Reino Unido foi solenemente inaugurada uma área de ensaios - um simulador de superfície marciana para testes de modelos do rover. Mas a comunidade científica ainda está preocupada com os equipamentos científicos.

Se o complexo de aparelhagem e o esquema geral da primeira parte da missão (lançamento em 2016) já foram aprovados, a segunda parte - que além do Pasteur inclui também o módulo russo de descida com plataforma de pouso - ainda está em fase de definição. Atualmente, está sendo determinada a composição final da carga científica na plataforma de pouso. O Pasteur irá explorar Marte movendo-se sobre sua superfície, e equipamentos na plataforma de pouso irão “monitorar” as condições do planeta num ponto fixo. Assim, além de uma imagem do passado de Marte, obteremos também dados sobre seu presente: o quê determina o clima e as condições no Planeta Vermelho.

Acesse mais sobre o projeto Exo-Mars:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...