07/03/2014

Controvérsias em Ciência e Ciência Fringe: De Animais e SETI ao Charlatanismo e CHE

Em artigo do site csicop.org, mostra o que disse o cientista americano Carl Sagan numa de suas palestras, detalhando a situação: sob seu ponto de vista da questão do ceticismo, como uma prática importante para algumas avaliações no dia a dia.

Veja:

Nós pedimos a Lys Ann Shore, que escreve frequentemente para o ramo das Notícias e dos Comentários, para cobrir a Conferência do Comitê de Investigação Científica de Alegações de Atividades Paranormais em Pasadena, em 1987. Ela contribuiu para esse relatório

Apresentador Carl Sagan Carrega o ‘Fardo do Ceticismo’

Carl Sagan
Toda área da vida, desde a compra de um carro usado até a análise dos esquemas de defesa de Star Wars, pede “uma elegante balança entre duas necessidades: o escrutínio mais cético possível de todas as hipóteses... e a abertura para novas ideias”, disse o astrônomo Carl Sagan em seu discurso.

Ao falar para uma multidão atenta e apreciativa no Auditório e Teatro do Centro de Pasadena, Sagan variou de comerciais de TV até canalização em transe, inteligência extraterrestre e Star Wars para demonstrar a necessidade do ceticismo no nosso dia a dia. Assim como muitos comerciais na televisão delatam “um real desprezo pela inteligência dos telespectadores”, assim como os argumentos dos Estados Unidos para testes de armas nucleares. Há pessoas no governo “que pensam que os americanos irão comprar qualquer frase em inglês que eles analisam”, Sagan diz.

Ele vê o ceticismo e a abertura para novos conceitos como atitudes complementares. “Se você é apenas cético, nenhuma ideia nova irá te convencer”, aponta. Mas se você é apenas aberto e não tem senso cético, você não seria capaz de avaliá-los. Sagan elogiou a ética científica da crítica rigorosa de novas ideias.

Por que o público americano não é mais cético sobre reclamações de corporações e funcionários do governo - para não ter de mencionar estados de transe e outros proponentes do paranormal? Parte das respostas mentirosas está na crueldade que a verdade traz, Sagan acredita. “Nós talvez achemos que a ilusão é mais consoladora”, por exemplo, quando nos é oferecida a oportunidade de se comunicar com pessoas amadas que já morreram. Mas quando nós reconhecemos que somos vulneráveis por conta de nossos próprios desejos, nós temos de estar mais atentos do que nunca, disse Sagan.

Mas a atração da ilusão não é a única responsável pela credulidade das pessoas. “O ceticismo é perigoso”, Sagan diz. “É exatamente a sua função, na minha opinião”. Crianças ensinadas a ser céticas podem não parar com comerciais de TV: em vez disso, elas podem começar a desafiar as ideias e as instituições aceitas.

Lembrando as sessões da tarde sobre a busca de inteligência extraterrestre (SETI) e a linguagem animal, Sagan apontou as predisposições de mentira que podem ser encontradas como correntes para esses debates. Por exemplo, ambas as questões envolvem a crença dos seres humanos em sua própria singularidade - o “conceito anti-Copernicano”.

Assim que descobrirmos a inteligência extraterrestre, “o último remanescente de vaidade se foi”. Ao avaliar reivindicações feitas nessas áreas controvérsias, que ajuda a manter em mente como a ciência funciona: a Ciência necessita de uma confirmação independente dos fatos e da vontade de esperar até a evidência, antes de chegar a uma conclusão. “Está tudo ok se você não souber”, disse Sagan.

Referências:

  1. Controversies in Science and Fringe Science: From Animals and SETI to Quackery and SHC.
  2. Fringe Science

Nota: Desde que nao seja um ceticismo desacerbado que não leve a nada, servindo apenas para a depreciação do que pode ser averiguado - com a devida investigação e dispensando a preguiça de alguns que teimam em afirmar sem investigar o que deveria ser avaliado com mente científica. O que é diferente das idéias e ações daqueles que podem ajudar mais e mais - ao invés de fazer as pessoas engolirem facilmente alguma coisa, sem uma prova conclusiva e avaliada por diversas mentes.

Olha que no artigo não se fala de OVNIs. Mas talvez os incluam neste conjunto também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...