26/03/2014

Novo Planeta é Descoberto no Sistema Solar!

Este artigo divulgado no site space.com, relata sobre a descoberta de mais um Planeta Anão encontrado na borda do Sistema Solar, o que gera sugestões para possíveis distâncias do 'Planeta X', que seria um objeto massivo, além da nuvem de Oort.

Quanto mais pensamos que o homem está certo em suas descobertas; mas descobrimos que ele está errado, no que pensa ser sábio. Vemos que nem tudo é do jeito que sonha - ao menos os que estão na vanguarda científica - querendo conhecer o universo, sem mesmo conhecer o próprio quintal do Sistema Solar.

Veja:

As imagens da descoberta de 2012 VP113, que tem a órbita mais
distante conhecida no nosso Sistema Solar. Três imagens do céu
noturno, cada uma tomada com cerca de 2 horas de intervalo, foram
combinados em um só. A primeira imagem foi artificialmente
colorida, a segunda azul verde e a terceira vermelha. 2012 VP113
movidos entre cada imagem, como visto pelos pontos vermelhos,
verdes e azuis. As estrelas e as galáxias de fundo não se movem
e, assim, as suas imagens de vermelho, verde e azul combinam-se
para mostrar-se como fontes brancas. Crédito: Scott S. Sheppard:
Carnegie Institution for Science
Astrônomos descobriram um novo planeta anão muito além da órbita de Plutão, sugerindo que este reino distante contém milhões de objetos desconhecidos - incluindo, talvez, um mundo maior do que a Terra.

O corpo celeste recém-descoberto, chamado 2012 VP113, junta-se ao planeta anão Sedna como um residente confirmado de uma região longínqua e inexplorada que os cientistas chamam de “Nuvem de Oort interior”. Além disso, 2012 VP113 e Sedna podem ter tido suas órbitas alteradas por um grande planeta invisível espreitando nessas profundezas geladas.

Estes dois objetos são apenas a ponta do iceberg”, disse o co-autor Chadwick Trujillo, do Observatório Gemini, no Havaí. “Eles existem em uma parte do sistema solar que estamos acostumados a pensar é muito desprovida de matéria. Isso só nos mostra o quão pouco realmente sabemos sobre o Sistema Solar.

O estudo foi publicado on-line hoje (26 de Março) na revista Nature.

Sondando as profundezas

Durante várias décadas, os astrônomos têm dividido o nosso sistema solar em três partes principais: uma zona interna contendo os planetas rochosos, como a Terra e Marte; um reino mediano abrigando os gigantes gasosos Saturno, Júpiter, Urano e Netuno, e uma região externa chamada Cinturão de Kuiper, povoada por mundos distantes e gelados, como Plutão.

A descoberta de Sedna, em 2003, deu a entender que este mapa está incompleto. Sedna, que tem cerca de 1.000 quilômetros de largura, tem uma órbita extremamente elíptica, chegando mais perto do Sol do que 76 unidades astronômicas (UA) e indo até 940 UA em seu ponto mais distante. (Um UA, a distância da Terra ao Sol, é de cerca de 150.000.000 km).

Isso coloca Sedna nos confins exteriores do sistema solar. Para efeito de comparação, a órbita de Plutão leva entre 29 e 49 UA do Sol.

E agora os astrônomos sabem que Sedna não está sozinho lá fora. Trujillo e Scott Sheppard, da Instituição Carnegie para a Ciência, em Washington, DC, descobriram 2012 VP113 usando a Dark Energy Camera, que está instalada em um telescópio de 4 metros no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.

Observações de acompanhamento de outros telescópios ajudaram Trujillo e Sheppard a determinar detalhes da órbita de 2012 VP113 e aprender um pouco mais sobre o objeto.

O corpo chega a se aproximar 80 UA do Sol, e se afasta até 452 UA. Com 450 km de largura, o objeto é grande o suficiente para ser classificado como um planeta anão se for composto principalmente de gelo, disseram os pesquisadores. (Por definição, planetas anões deve ser grandes o suficiente para sua gravidade moldá-los em esferas - a massa necessária para que isso aconteça depende da composição dos objetos.)

Estas imagens mostram a descoberta do novo objeto interior da nuvem de Oort
2012 VP113 tomada cerca de 2 horas de intervalo em 05 de novembro de 2012. O
movimento de 2012 VP113 claramente se destaca em comparação com as estrelas
de fundo de estado estacionário e galáxias. Crédito: Scott S. Sheppard:
Carnegie Institution for Science

A Nuvem de Oort interna

Objetos distantes como Sedna e 2012 VP113 são incrivelmente difíceis de detectar, e os astrônomos realmente só tem uma chance quando os corpos fazem sua maior aproximação do Sol.

Com base na quantidade do céu que os cientistas estudaram​​, Trujillo e Sheppard estimam que cerca de 900 corpos maiores do que Sedna podem existir neste reino distante, que os astrônomos chamam de Nuvem de Oort interior. (A verdadeira Nuvem de Oort é uma camada de gelo ao redor do sistema solar que está a 50.0000 UA do sol e contém trilhões de cometas.)

A população total de objetos na Nuvem de Oort interior, de fato, pode exceder a do Cinturão de Kuiper e o principal cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, disseram os pesquisadores.

Alguns desses objetos internos da Nuvem de Oort podem rivalizar com o tamanho de Marte ou mesmo da Terra”, disse Sheppard em um comunicado. “Isso ocorre porque muitos dos objetos da Nuvem de Oort interior estão tão distantes que mesmo os muito grandes são muito fracos para serem detectados com a tecnologia atual.

Este diagrama mostra a órbita para o Sistema Solar exterior. O Sol
e os Planetas Terrestres estão no centro. As órbitas dos quatro
Planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são mostrados
pelos círculos sólidos roxos. O Cinturão de Kuiper (incluindo
Plutão) é mostrado pela luz região azul pontilhada, além dos planetas
gigantes. A órbita de Sedna é mostrada em laranja enquanto a órbita
de 2012 VP113 é mostrada em vermelho. Ambos os objetos estão
atualmente perto de sua maior aproximação ao Sol. Eles seriam muito
fracos para serem detectados quando nas partes exteriores de suas
órbitas. C
rédito: Scott S. Sheppard: Carnegie Institution for Science

Planeta X?

Os astrônomos não sabem muito sobre a origem ou história evolutiva de Sedna e 2012 VP113 neste momento. Os objetos podem ter se formado mais perto do Sol, por exemplo, antes de ser empurrado para fora por interações gravitacionais com outras estrelas - talvez “estrelas-irmãs” do conjunto do nascimento do Sol, disseram os pesquisadores. Ou objetos interiores da Nuvem de Oort podem ser corpos alienígenas que o Sol arrancou de outro Sistema Estelar durante um encontro estelar.

Também é possível que 2012 VP113 e seus vizinhos foram eliminados do Cinturão de Kuiper para a Nuvem de Oort interior, quando um grande planeta teria iniciado há muito tempo, uma jornada vindo de fora. Este planeta pode ter sido ejetado do Sistema Solar inteiro, ou ainda pode estar lá nos confins extremos, esperando para ser descoberto.

Para ler o restante do artigo, acesse o site original: http://www.space.com/25218-dwarf-planet-discovery-solar-system-edge.html

Por quê não?:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...