27/12/2013

Estrela de Belém... Símbolo ou Realidade?

De acordo com as tradições cristã, uma suposta estrela serviu de guia para três homen, que estavam indo em direção ao local, onde nasceu a criança Jesus. Mas se observarmos esta história com raciocínio lógico, aprederemos a separar o joio do trigo.

O mais provável é claro, que a tal estrela tenha sido de fato “uma nave ou algun outro tipo de objeto guiado inteligentemente” dando à ilusão de uma “estrela nos céus de Belém” para favorecer o que queriam implantar desde aquela época. A idéia que perdura até hoje: em pessoas que ainda sofrem pelas crenças ardentes em suas mentes religiosas, que necessitam ser limpas dos males causados pelas tradições milenares.

Veja:

Dizem que uma estrela maravilhosa apareceu sobre o local de nascimento de Jesus em Belém. Ela surgiu para ser o grande símbolo do Natal em todo o mundo. Mas esta estrela seria fato ou ficção?

A Estrela de Belém, ou Estrela de Natal, é mencionada na Bíblia. Esta levou os três reis magos a Belém e tornou-se um dos grandes símbolos do Natal em todo o mundo.

Então, imagine se quiserem as silhuetas de três homens vestidos regiamente em camelos. Eles olhando para as dunas brancas ondulantes buscando um pequeno prédio solitário à distância. A noite é escura, e uma estrela muito brilhante parece pairar sobre a pequena manjedoura enviando um feixe de luz brilhante em direção a terra para iluminar e marcar o local onde o “Filho de Deus” nascia.

Essa é a imagem que maioria de nós tem da Estrela de Natal, mas é uma imagem derivada mais da imaginação e cartões de Natal do que na Bíblia. Na verdade, o Evangelho de Mateus, no Novo Testamento é o único lugar onde esta “estrela” é mencionada na Bíblia (Mateus 2:2, 7-10, King James Version). Mesmo lá, as informações sobre a estrela é escassa. A referência mais reveladora é de Matt. 02:09: “E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.” Para qualquer um disposto a insistir na verdade literal das Escrituras, este versículo resolve a questão. Se este versículo for literalmente verdadeiro, então a Estrela de Belém não poderia ter sido qualquer fenômeno natural conhecido, simplesmente porque nada se move desse jeito.

Astrônomo Bradley Schafer tem algumas coisas novas a dizer sobre a Estrela de Belém, aguardem.

No entanto, se admitirmos o autor de Mateus - que certamente não foi uma testemunha ocular da Natividade, a “estrela” pode não ter aparecido, literalmente, na forma descrita. Nesse caso, podemos considerar algumas possibilidades naturais astronômicas. Na verdade, há alguma incerteza sobre o uso da palavra estrela no manuscrito grego. Alguns afirmam que a palavra poderia ter significado real ou implícito de um objeto que não seja uma estrela física.

Algumas representações artísticas mostram o que parece ser um meteoro brilhante ou “estrela cadente”. Embora a maioria dos meteoros exploda quando caem na Terra, eles podem ser surpreendente e verdadeiramente impressionantes porque eles duram apenas alguns segundos. Eles podem ocorrer a qualquer momento. Pessoas muito mais conhecedoras do céu que os moradores das cidades modernas não teriam colocado muito significado nisso. Tal fenômeno transitório não poderia ter “levado” os sábios (a Bíblia nunca chama três visitantes de “reis”) a Belém.

Existem outros fatos mais significativos para os astrônomos, mas há problemas. Primeiro: não sabemos ao certo quando Jesus nasceu. Devido a um erro cometido por uma igreja clérigo, centenas de anos mais tarde, o nascimento de Jesus foi estimado ter ocorrido a pelo menos 4 anos mais tarde do que realmente foi sacramentado. Então, hoje nós sabemos que o nascimento foi mais tarde em 4 a.C, e que certamente não foi em 25 de dezembro. A Bíblia não diz nada a respeito e nos deixa poucas pistas. Uma pista que temos, no entanto, é a referência que os pastores estavam no campo “vigiando seu rebanho à noite” (Lucas 2:8), algo que os estudiosos afirmam que ocorre apenas na primavera quando os cordeiros já nasceram. Assim, o nascimento foi provavelmente na primavera entre os anos 7 e 4 a.C.

Poucos registros astronômicos foram mantidos no tempo, exceto pelos chineses e coreanos. Eles registraram o que poderia ter sido um cometa no ano 5 a.C e possivelmente, mais outro em 4 a.C. O principal problema aqui é que os cometas eram geralmente são considerados como presságios de má fortuna e mal para os chineses e provavelmente também para os magos e astrólogos, que o Novo Testamento chama de “homens sábios”. Então a atitude dos “Sábios” seria a de ao invés seguir uma “estrela”, (que poderia ter sido um cometa) eles provavelmente teriam ido para o lado oposto.

Outra possibilidade é que a estrela de Natal era uma nova ou supernova, uma estrela inédita que de repente iluminou em grande forma. De fato, tal estrela foi registrada pelos chineses, na primavera de 5 a.C, e foi vista por mais de 2 meses. No entanto, a sua posição na constelação de Capricórnio significa que ela provavelmente não teria liderado os sábios na maneira como a Bíblia descreve.

Para alguns, a estrela não era realmente uma estrela, mas o planeta Júpiter. Ou, mais precisamente, era a conjunção ou encontro de Júpiter com outros dois planetas, Saturno e Marte. Os planetas eram “estrelas errantes” para os antigos, e muitos levavam grande significado astrológico ou místico. Os astrônomos sabem que houve uma série de tais conjunções em 6 e 5 a.C, que ocorre na constelação de Peixes conhecido por alguns como o “sinal astrológico dos judeus.” Para adicionar mais crédito para os escritores cristãos, sabemos que posteriores o sinal de um peixe mais tarde tornou-se o sinal secreto dos cristãos.

A não ser que alguma grande e indiscutível descoberta arqueológica seja encontrada para resolver a questão de uma vez por todas, o mistério do que foi a estrela de Belém vai permanecer no reino da fé. A ciência não pode explicar como qualquer objeto físico conhecido tenha tido tal comportamento, a história não oferece registro claro e a religião oferece apenas uma aparição milagrosa não testável. Mas embora não haja acordo sobre a natureza da estrela ou até mesmo de seu avistamento real há dois milênios atrás, todos os lados podem concordar com a mensagem que a estrela de Belém anunciava: “Paz na terra aos homens de boa vontade” (Lucas 2: 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...