16/12/2013

Seria o Universo um Holograma? Simulações Indicam Que Sim

Este artigo publicado no site nature.com, teoriza a possibilidade da qual muitos físicos concordam, agora com evindências apresentadas por cientistas de que o universo pode ser um grande holograma. Uma realidade simulada ao que parece certo.

O princípio holográfico é uma conjetura especulativa sobre teorias da gravidade quântica, proposta por Gerard 't Hooft e aperfeiçoada e difundida por Leonard Susskind, o qual afirma que toda a informação contida num volume de espaço pode ser representada por uma teoria que reside na fronteira daquela região.

Em outras palavras, se você tiver um recinto fechado, pode modelar todos os eventos dentro daquele recinto criando uma teoria que só leva em conta o que acontece entre as paredes do aposento. O princípio holográfico também declara que existe ao menos um grau de liberdade (ou uma constante de Boltzmann k de entropia máxima) para cada quatro áreas de Planck em tal teoria,(Imagem). algo conhecido como Limite de Bekenstein - wikipedia.

A teoria de dez dimensões de gravidade faz com que as mesmas previsões como a física quântica padrão em menos dimensões.

Num buraco negro, a teoria gravitacional de Einstein
aparentemente entra em conflito com a física quântica,
mas este conflito poderia ser resolvido se o Universo
fosse uma projeção holográfica. Impressão artística por
Markus Gann/Shutterstock
Uma equipe de físicos japoneses forneceram algumas das mais claras evidências já apresentadas de que o nosso Universos seja somente uma grande projeção.

Em 1997, o físico teórico Juan Maldacena propôs que um modelo audacioso do Universo, onde a gravidade se originaria de ‘cordas’ vibrantes, infinitesimalmente finas, poderia ser reinterpretado em termos de física bem estabelecida. O mundo matematicamente intricado das ‘cordas’, as quais existem nas nove dimensões do espaço, mais a dimensão de tempo, seria meramente um holograma: a ação real estaria num cosmos mais simples e achatado, onde não há gravidade.

A idéia de Maldacena deixou os cientistas eletrizados, porque ela oferece uma forma de solidificar a ‘teoria das cordas’, a qual é popular, todavia não comprovada, e porque ela resolveria as inconsistência entre a física quântica e a teoria gravitacional de Einstein. Ela forneceu aos físicos uma pedra de Rosetta matemática, que os permitiu fazer a tradução entre duas linguagens, e a resolver problemas num modelo que parecia intratável no outro, e vice-versa. Mas a validade das idéias de Maldacena foram deixadas de lado desde então, e uma prova rigorosa tem sido elusiva.

Nos dois documentos publicados no repositório arXiv, Yoshifumi Hyakutake e seus colegas, da Universidade do Japão, agora fornecem, se não uma prova real, pelo menos uma evidência convincente de que as conjecturas de Maldacena são verdadeiras.

Em um estudo, Hyakutake computa a energia interna de um buraco negro, a posição de seu ‘evento do horizonte (a fronteira entre o buraco negro e o resto do Universo), sua entropia e outras propriedades baseadas nas previsões da teoria das cordas, bem como os efeitos das assim chamadas partículas virtuais que continuamente surgem e desaparecem da existência. No outro, ele e seus colaboradores calculam a energia interna dos cosmos correspondentes de dimensões menores, sem nenhuma gravidade. Os dois cálculos computacionais combinam.

Parece ser a computação correta”, diz Maldacena, que agora está no Instituto para Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey - EUA, mas não contribuiu para o estudo da equipe japonesa.

Mudança de regime

As descobertas “são uma forma interessante de testar muitas idéias na gravidade quântica e teoria da cordas“, adicionou Maldacena. Os dois estudos, ele nota, são a culminação de uma série de artigos contribuídos pela equipe japonesa nos últimos anos. “Toda a sequência de documentos é muito agradável, porque ela testa a natureza dupla dos universos em regimes onde não há testes analíticos.

Nenhum dos modelos de universo explorados pela equipe japonesa se assemelha ao nosso, aponta Maldacena. Mesmo assim, diz Maldacena, a prova numérica de que estes dois mundos, aparentemente muito diferentes, sejam na verdade idênticos, fomentam a esperança de que as propriedades gravitacionais do nosso Universo possa um dia ser explicada por um cosmos mais simples, puramente em termos de teoria quântica.

Acesse também: http://imensidaodossentidos.blogspot.com.br/2013/02/o-universo-holografico-e-conexao-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...