13/12/2013

Neandertais Organizavam Seus Espaços de Convivência

De acordo com uma pesquisa divulgada no site thehistoryblog.com, realizada por uma equipe de antropólogos canadenses, o modo como os Neandertais (antepassados do Homo Sapiens, que habitaram a Terra há 28 mil anos) construíram suas casas.

Não difere muito de como os seres humanos fazem nos dias de hoje.

Veja:

Escavações em Riparo Bombrini, um abrigo de rocha desabou no sítio Balzi Rossi, um complexo Paleolítico em Liguria, perto da fronteira franco-italiana, revelaram que os Neandertais que viveram há milhares de anos no final do Paleolítico Médio organizavam seus espaços de convivência que eram muito parecido com os moderno seres humanos.

(O trabalho completo foi publicado no Canadian Journal of Archaeology pode ser lido gratuitamente aqui: https://www.academia.edu) Muitos pesquisadores identificaram o uso claramente estruturados e padronizados do espaço, como um marcador do comportamento humano moderno, mas algumas descobertas recentes de habitações de Neandertal têm colocado dúvidas sobre essa classificação. Os achados de Riparo Bombrini fornecem extensa evidência de que os Neandertais da era Mousteriense (a mais antiga datada de há cerca de 45.000 anos atrás) compartimentada do espaço pelo uso.

Existem três grupos principais de níveis de ocupação Musteriense no abrigo de pedra. Estes são palimpsestos, para ser claro, compostos de datas variadas dentro de um intervalo, não datado individualmente os níveis de ocupação. O nível superior (rotulado Nível MS) parece ter sido um local tarefa provavelmente dedicado ao abate, massacrar e, talvez, o processamento da pele de jogo. Os pesquisadores descobriram uma densa concentração de ossos de animais no nível mais alto em direção ao fundo do abrigo, o lugar mais denso no sítio. Eles também encontraram evidência abundante de ocre na mesma área. Eles não sabem o que foi usado, mas tem várias aplicações de trabalho - de bronzeamento, colagem - ou poderia ter tido algum propósito ritual.

O grupo intermediário (Níveis M1- M5) era um campo de base logística de longo prazo, como evidenciado por uma alta densidade de ossos de animais, conchas de moluscos comestíveis e ferramentas de pedra na frente da boca de abrigo e uma lareira na parte de trás delimitada por uma área clara. Os ocupantes parecem ter feito todo o trabalho que pode resultar em detritos irritante ou perigosos, na foz do abrigo e manteve a parte de trás do abrigo, onde as pessoas dormiam e se socializavam em torno do fogo, limpo.

Os investigadores acreditam que o grupo de baixo (Níveis M6- M7) servia como um acampamento base de curto prazo. Ao contrário dos outros níveis, aqui os restos de fauna são escassos, enquanto os restos líticos (fragmentos de pedra lascadas na confecção e utilização de ferramentas) é relativamente densa. Há mais detritos de pedra apenas dentro do abrigo de fora nestes níveis, uma indicação de que a área foi utilizada para passagens de trabalho temporário, como para fazer ferramentas, na abertura do abrigo onde a luz Solar teria sido mais abundantes. Ele também poderia ter sido usado como um local de despejo das sortes, para conter devoluções potencialmente perigosas, como fragmentos de pedra afiada.

Este é um trabalho em andamento, mas a grande figura neste estudo é que temos mais um exemplo de que os Neandertais usaram algum tipo de lógica para a organização de seus locais de convivências,” [Universidade de Denver Colorado, disse o antropólogista Julien Riel-Salvatore.] “Esta ainda é mais uma evidência de que eles eram mais sofisticados do que muitos lhes deram crédito. Se nós estamos indo para identificar o comportamento humano moderno com base em padrões espaciais organizados, então você tem que estendê-los, os Neandertais também.

Curiosamente, a equipe de Riel-Salvatore publicou um estudo em 2011 que não encontrou nenhuma diferenciação na padronização espacial dos artefatos nos níveis moustierense de Riparo Bombrini. Desta vez eles analisaram os dados, considerando as estratégias de mobilidade dos hominídeos que utilizam o espaço e o tamanho das áreas escavadas e os montes de conchas, ossos e pedras que revelaram ter padrões claros. É importante para o estudo de outros locais de Neandertais daqui para frente, porque dá aos pesquisadores uma abordagem que pode expor padronização espacial que passou despercebido em explorações anteriores.

Riparo Bombrini também tem a vantagem de ter sido usado por um grupo mais tarde de hominídeo da cultura Aurignac (45.000 a 35.000 anos atrás), os primeiros seres humanos modernos que fizeram alguns dos primeiros exemplos conhecidos de arte figurativa (como o Homem Leão e as pinturas da caverna Chauvet). A equipe de investigação pretende analisar os níveis Aurignacianos para padronização espacial, bem como, o que lhes permitirá comparar o uso Neandertal e Homo Sapiens do mesmo espaço, descartando, assim, as diferenças na forma e estrutura do sítio como uma razão para as diferenças entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...