02/10/2013

Acordar Para Um Novo Ano: Equipe Descobre Planeta Que Órbita Sua Estrela Em 8.5 Horas

De acordo com a seguinte notícia divulgada no site Phys.org, afirma que astrônomos fizeram uma descoberta um tanto inusitada e diferente, encontraram um planeta que leva em torno de 8.5 horas para dar uma volta - ao redor de sua estrela.

Crédito: Cristina Sanchis Ojeda
No tempo que você leva para completar um dia de trabalho, ou ter uma noite inteira de sono, uma pequena bola de fogo planetária a 700 anos luz de distância já completou um ano inteiro.

Pesquisadores do MIT descobriram um exoplaneta do tamanho da Terra chamado Kepler 78b que orbita sua estrela-mãe em meras 8,5 horas -  um dos menores períodos orbitais já detectados. Seu raio orbital é de apenas cerca de três vezes o raio da estrela e os cientistas calculam que sua temperatura na superfície pode ser tão alta quanto 3.000 graus Kelvin, ou mais 2.700 ºC. Em um ambiente tão escaldante, a camada superior do planeta está completamente derretida, criando um maciço e agitado mar de lava.

O que é mais excitante para os cientistas é que eles foram capazes de detectar a luz emitida pelo planeta - a primeira vez que eles foram capazes com um exoplaneta tão pequeno como Kepler 78b. Esta luz, uma vez analisada ​​com telescópios maiores, pode dar aos cientistas informações detalhadas sobre a composição da superfície do planeta e as propriedades reflexivas.

Kepler 78b está tão perto de sua estrela que os cientistas esperam medir sua influência gravitacional sobre a estrela. Tais informações podem ser usadas para medir a massa do planeta, o que poderia fazer de Kepler 78b o primeiro planeta do tamanho da Terra fora do nosso sistema solar cuja massa é conhecida.

Em um estudo separado, os membros do mesmo grupo, juntamente com outros do MIT, observaram KOI 1.843,03, um planeta com um período orbital ainda menor: apenas 4 1/4 horas. O grupo, liderado pelo professor de física Saul Rappaport, determinou que, para que o planeta possa manter sua órbita extremamente apertada em torno de sua estrela, ele teria que ser incrivelmente denso, feito quase inteiramente de ferro, caso contrário, as imensas forças de maré da estrela rasgariam o planeta em pedaços.

Só o fato de que ele é capaz de sobreviver nessas condições implica que ele é muito denso”, diz Josh Winn, professor associado de física no MIT, e co-autor de ambos os estudos.

Em sua descoberta do Kepler 78b, a equipe estudou mais de 150.000 estrelas que foram monitoradas pelo telescópio Kepler, um observatório espacial da NASA que examina uma fatia da galáxia. Os cientistas estão analisando os dados do Kepler na esperança de identificar planetas habitáveis do tamanho da Terra.

A meta para Winn e seus colegas era procurar planetas do tamanho da Terra com períodos orbitais muito curtos.

Nós estamos acostumados a planetas com órbitas de alguns dias”, diz Winn. “Mas nós nos perguntamos, o que dizer de algumas horas? Isso é mesmo possível? E com certeza, existem alguns por aí.

A partir de suas medições de Kepler 78b, a equipe determinou que o planeta está cerca de 40 vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do nosso Sol. A estrela em torno do qual Kepler 78b orbita é relativamente jovem, já que ela gira mais de duas vezes mais rápido que o sol, um sinal de que não teve muito tempo para desacelerar.

Clique no link, leia o restante do artigo da notícia original:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...