03/10/2013

Astrônomos do Baikal Apanharam Asteroide Perigoso

Os astronômos a todo momento são pegos pelos mistérios da vastidão espacial, ainda mais “quando falamos das coisas que ele pode nos proporcionar”. Assim, é termos a consciência que teremos novas surpresas, como foi com o asteroide MASD91.

Crédito: © www.teleport2001.ru
O telescópio da Universidade Estatal de Irkutsk registrou um novo e desconhecido até hoje asteroide. O corpo celeste, semelhante pelo seu tamanho ao meteorito de Chelyabinsk, passou perto da Terra, à distância de 11.300 km, muito aquém das orbitas de satélites geoestacionários!

O intrudo tem a massa da ordem de 10 mil toneladas e a dimensão igual a 15 metros. O telescópio Master-II “apanhou”-o apenas nove horas antes de ele passar ao lado da zona entre a Índia e a Indonésia. O asteroide que voava à velocidade de 16 km por segundo não atingiu, por sorte, o nosso planeta. Os astrônomos russos foram as únicas testemunhas deste “ataque espacial”, revelou à Voz da Rússia, Serguei Yazev, diretor do observatório da Universidade de Irkutsk.

A maior parte da nossa descoberta pertence, sem embargo, aos nossos colegas da Universidade Lomonosov. Por iniciativa deles foi criada a rede de telescópios automatizados Master que se estende agora desde Blagoveschensk até a região de Moscou. Tal telescópio foi estacionado nos arredores de Irkutsk. De repente, o aparelho detectou um pequeno astro em movimento. Durante 45 minutos foram feitas 20 imagens deste corpo celeste desconhecido.

A notícia foi logo transmitida para o Centro Internacional de Pesquisas de Planetas Pequenos. O asteroide até recebeu o respectivo número - MASD91. Os especialistas conseguiram definir suas dimensões, em vista de distância e brilho, esclarece o cientista:

Segundo os cálculos feitos, é um asteroide pequeno, um pouco menor do que o corpo celeste que caíra em fevereiro de 2013 nos arredores de Chelyabinsk. Passou perto da Terra e se dirigiu para o espaço interplanetário para se perder nos confins do Universo. Não podemos dizer se foi registrado por outros telescópios. Acontece que o MASD91 foi detectado somente pelo nosso telescópio. Isto significa que a Terra carece de sistemas de aviso prévio. A nossa equipe tem proposto instalar sistemas análogos de telescópios maiores para a detecção de tais corpos celestes perigosos.

A vantagem da rede do gênero consiste em que são, de fato, sistemas robotizados que permitem monitorar o espaço cósmico. Os programas especiais são capazes de selecionar e qualificar novos objetos que se encontrem na objetiva. O asteroide MASD91 foi muito rápido, tendo-se deslocado na imagem captada mais depressa que os corpos semelhantes, o que demonstra a sua proximidade da Terra, explica o cientista do Instituto de Astronomia Evgueni Gorbovsky:

Felizmente não nos encontramos. Tudo correu bem. Mas os asteroides têm uma característica negativa: a Terra pode “subfocar” um asteroide e na próxima “viagem” sua, dentro de 2-3 anos, ele correrá o risco de cair. Por isso, é preciso rastrear tais corpos para controlar a sua órbita.

De acordo com o astrônomo, o asteroide recém descoberto já “está fora do alcance”, tendo partido rumo a uma zona espacial inacessível para novas observações.

Clique no link do site Apolo11 abaixo: para acompanhar a posição do cometa ISON e a contagem regressiva das aproximações, acesse nossa página Cometa ISON. Mas conhecido como “cometa do Século”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...