09/10/2013

Do Quintal de Casa, Brasileiro Descobre Cratera Fantasma na Lua

Ao fazer observações a partir do quintal de casa em janeiro de 2012, o brasileiro Avaní Soares se deparou com uma estranha formação na superfície Lunar. Ela não constava em nenhum atlas lunar e ninguém jamais tinha visto ou ouvido falar sobre ela.

Astrofotógrafo e astrônomo amador, Avaní tem verdadeira paixão pela Lua e conhece cada cratera presente em sua superfície. Proprietário de um orquidário no interior do Rio Grande do Sul, Soares montou um observatório só para registrar as belezas do céu, em especial a Lua.

Como faz habitualmente, na noite de 5 de janeiro de 2012 Avaní iniciou uma nova sessão de fotos e ao estuda-las percebeu algo diferente na paisagem, uma espécie de depressão que nunca tinha notado antes.

Pesquisei na internet, pedi ajuda de colegas no Brasil e no exterior para esclarecer o que poderia ser esta formação, pois acreditava que ela já deveria ser conhecida ou que outros já houvessem observado a mesma, mas não consegui encontrar nenhuma referência sobre esta formação lunar”, explica Avaní.

Estudando fotos obtidas com intervalo de duas horas, o astrônomo percebeu que a depressão só era notada quando o Sol se encontra em um angulo muito baixo de iluminação.

Avaní contatou o pesquisador e amigo Vaz Tolentino, ligado ao Observatório Lunar (VTOL) que também se mostrou surpreso.

Uma análise preliminar feita por Tolentino mostrou que a depressão, situada na borda da cratera Wollaston D, tinha aproximadamente 42 km de diâmetro.

Interessado em descobrir que depressão era aquela, Avaní pesquisou no arquivo de imagens da sonda estadunidense LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), mas devido ao ângulo da luz solar nas imagens captadas daquela região, nada foi encontrado.

Determinado a resolver o enigma, em junho de 2012 o astrônomo fez nova sessão de fotos da mesma região e as cenas obtidas novamente acusaram a depressão fantasma.

Desta vez resolvi pedir ajuda internacional e contatei diretamente a seção lunar da Associação Britânica de Astronomia. Enviei a eles as mesmas fotos obtidas em janeiro e em junho, bem como a desconfiança de que a referida depressão ainda não havia sido catalogada”, disse Avaní.


Após a troca de diversos e-mails, Avaní finalmente recebeu a confirmação que esperava. “Parece que você realmente encontrou uma nova cratera fantasma”, disse o pesquisador Anthony Cook, diretor do observatório e ligado ao Instituto de Matemática e Ciências Físicas da Universidade de Wales, no Reino Unido. Era tudo que Avaní queria ouvir.

Entusiasmado com sua descoberta, o astrônomo amador fez uma série de novas imagens do local e as enviou ao seu colega Vaz Tolentino, que traçou o perfil altimétrico da feição, concluindo tratar-se de uma depressão com cerca de 46 km de diâmetro e apenas 130 metros de profundidade.

Creio que está descartado qualquer engano quanto a existência e identificação da referida formação. Falta só a divulgação e o reconhecimento oficial para a coroação desse trabalho”, disse o astrônomo.

Nada mal para uma descoberta feita a partir do quintal de casa. Parabéns Avaní Soares!

Fotos: No topo, cratera fantasma registrada pelo astrônomo Avaní Soares em janeiro de 2012. Na sequencia, perfil altimétrico da depressão feita pelo pesquisador Vaz Tolentino. Acima, Observatório Parsec, situado em Canoas, RS, de onde Avaní faz suas imagens planetárias. Créditos: Avaní Soares, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...