26/06/2013

No Dia do Disco Voador, Ufólogo Lamenta Preconceito Contra Estudiosos do Tema

Veja o depoimento do ufólogo Ademar Gevaerd ao site "jb" sobre o descontentamento de alguns ufólogos com algumas autoridade e pessoas que criticam, porque não sabem o que dizer por falta de informação, conhecimento e estudo da ufologia.

Ademar Gevaerd
Estamos sozinhos no universo? A pergunta que fascina a humanidade e já foi tema das mais diversas produções de ficção científica ganha ainda mais força nesta sexta-feira. Além de ser o dia de São João para os católicos, hoje os fãs de ufologia

Espalhados no mundo inteiro comemoram o Dia do Disco Voador.

A data foi escolhida porque, em 24 de junho de 1947, o piloto Kenneth Arnold relatou à imprensa local que, enquanto buscava por destroços de um avião da Marinha que havia desaparecido, avistou nove objetos incomuns sobrevoando a região do Monte Rainier, em Washington, nos Estados Unidos.


Segundo ele, as supostas aeronaves eram extremamente rápidas e voavam como "pratos sobre as águas". Logo, os jornais substituiriam o termo pratos por discos, e a expressão "disco voador" se consagraria. Estava iniciada a chamada era da ufologia moderna.

Mais de 60 anos depois, porém, os entusiastas da área ainda sofrem com o preconceito. Boa parte da sociedade considera a ufologia "coisa de maluco" e os céticos, por sua vez, afirmam que a atividade é fundamentada somente em crenças e, portanto, não merece crédito.

"Falta de informação"

Para o pesquisador e ufólogo Ademar José Gevaerd, editor da revista UFO - maior publicação sobre o tema na América Latina - a resistência é fruto da falta de informação.

"Fala-se muita bobagem por desconhecimento. O ufólogo atua como repórter e perito policial. Na medida em que um evento ocorre, vai até o local e colhe depoimentos e material para que se faça uma análise e busque padrões que possam classificá-lo como consistente. Em geral, 95% dos casos são descartados", explica ele, que admite a existência de "pseudo-ufólogos", que acabam por manchar a imagem da categoria.

Objeto fotografado entre Manaus e
Belém pela tripulação de um Boeing
da Varig, em 1976
"Infelizmente, nossa área é uma terra de ninguém. De cada dez que denominam-se ufólogos, eu diria que apenas três o são. Isso abre espaço para a atuação de charlatões, cuja única intenção é lucrar em cima da boa-fé da população", lamenta.

Apesar disso, Gevaerd afirma que a ufologia vive um momento sem precedentes, em que diversos países, incluindo o Brasil, admitem ter observado episódios envolvendo supostos discos voadores.

"Na América do Sul, por exemplo, Chile, Peru, Uruguai, Equador e Colômbia possuem comissões especializadas no assunto. E no Brasil, recentemente, o governo passou a disponibilizar arquivos antes classificados como "confidenciais" para consulta pública", diz.

Documentos

O acervo a que Gevaerd se refere foi liberado há três anos e é constituido por cerca de 5 mil páginas de documentos, que incluem relatos de perseguições de jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) a discos voadores.

Em 2010, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, também ordenou que toda e qualquer ocorrência com ovnis no país deveriam ser relatadas e, em seguida, catalogadas no Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (Cendoc), no Rio de Janeiro.

Acesse, para ler sobre:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...