Esta notícia divulgada no history, falando das pesquisas que serão feitas através do projeto ANDES “Laboratório Subterrâneo no Túnel Água Negra”, um túnel escavado nas montanhas com o propósito de estudar a Matéria Escura e os Neutrinos.
|
ANDES - Laboratório subterrâneo no Túnel Agua Negra |
Laboratório Subterrâneo nos ANDES Vai Estudar Matéria Escura e Neutrinos
Um acordo entre países da comunidade internacional escolheu a região dos Andes, na América do Sul, para a construção de um complexo laboratório subterrâneo, destinado ao estudo da matéria escura e de neutrinos.
De acordo com anúncio do próprio projeto, o objetivo é “estudar os fenômenos mais indescritíveis do universo, (...) a fim de garantir proteção diante da radiação cósmica”. Será o primeiro do tipo no hemisfério sul do planeta, em uma região favorecida pela bacia do túnel Água Negra, que une a Argentina e o Chile por baixo da terra.
Batizado como ANDES, o projeto prevê o desenvolvimento do sexto maior túnel subterrâneo do mundo, com 14 quilômetros de extensão, entre a província argentina de San Juan e a região chilena de Coquimbo, a partir de 2021. O projeto também prevê um laboratório que estará a, aproximadamente, 1700 metros de profundidade.
|
Detalhes do local onde se situará |
O local funcionará como um centro internacional de pesquisas, em conjunto com o Consórcio Latino-americano de Experiências Subterrâneas (CLES) - entre Brasil, Argentina e Chile -, e facilitará a realização de estudos sobre radiação, matéria escura e neutrinos.
De acordo com o site do projeto, uma caverna principal abrigará dois ou três experimentos maiores, enquanto uma segunda cavidade comportará três ou quatro andares destinados a estudos diversos. Os túneis de acesso estarão espalhados ao longo de 2.500 metros quadrados da superfície subterrânea.
Durante uma conferência realizada no Rio de Janeiro, os responsáveis pelo projeto afirmaram que o “
túnel Água Negra” está localizado em uma região privilegiada para a construção deste tipo de laboratório, já que não registra atividades sísmicas ou vulcânicas em sua superfície, além de estar livre de radiações externas que resultariam na distorção das medições técnicas dos experimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!