20/08/2013

Pedaço de Antigo Cometa Deve Atingir o Sol

Esta notícia divulgada no site apolo11, informava sobre o fragmento do cometa Kreutz, que estava preste a bater no sol. Mas antes que ele pudesse atingi-lo, foi totalmente pulveridado, dando fim ao pedaço deste cometa, que gerou ejeção de massa.

Fragmento de cometa se vaporiza antes de atingir a atmosfera solar



O fragmento do cometa Kreutz que se dirigia implacavelmente rumo ao Sol teve seu destino selado na noite de segunda-feira, quando foi totalmente pulverizado antes de atingir o topo da atmosfera estelar. Logo em seguida, uma violenta ejeção de massa coronal foi registrada.

As imagens do telescópio SOHO no espectro ultravioleta mostraram o cometa avançando até aproximadamente 20h06 BRT (Horário de Brasília), quando o objeto foi eclipsado pelo anteparo do coronógrafo a bordo do satélite, o que impediu a continuidade da observação. Cerca de 35 minutos depois foi registrada uma violenta Ejeção de Massa Coronal, EMC.

Apesar de os eventos estarem visualmente conectados, ao que tudo indica a EMC ocorreu na Região Ativa 1809 e não foi provocada pelo impacto do cometa na alta atmosfera solar.

Mesmo assim, as imagens são magníficas e dignas dos filmes de ficção científica. Problemas no servidor de imagens do telescópio SOHO estão impedindo o download dos dados.

O cometa continua rumando em direção à estrela, mas uma falha no processamento da imagem Lasco C3 está ofuscando a observação do cometa, que pode ser visto no coronógrafo LASCO C2, mostrado abaixo.

Pedaço de antigo cometa deve atingir o Sol nas próximas horas

Nas próximas horas, o fragmento de um grande cometa que se partiu há mais de 2 mil anos deverá atingir a alta atmosfera solar. O objeto foi descoberto nas imagens do telescópio espacial SOHO e poderá provocar uma aparente ejeção de massa coronal ao atingir o Sol.

As imagens foram captadas pelo coronógrafo grande angular LASCO C3 a bordo do telescópio espacial e deverá ser visto nas imagens do instrumento LASCO C2 momentos antes de impactar contra o topo da atmosfera escaldante da estrela. Devido às características da órbita e massa do fragmento, não há qualquer chance de escapar da intensa gravidade solar.

Família Kreutz

O objeto registrado pertence à família cometária Kreutz, composta de uma série de fragmentos de um grande cometa que se partiu há mais de 2 mil anos.

Diariamente, diversos desses fragmentos passam próximo ao Sol e se desintegram, mas como a maioria é muito pequena acabam por passarem despercebidos. Entretanto, alguns pedaços maiores chamam a atenção e são detectados pelo telescópio e vistos pelos observadores das imagens.

Os objetos da família Kreutz foram assim batizados após terem sido descobertos por um jovem astrônomo chamado Dirk Peeters Kreutz, no século 19.

Choque e Ejeção de Massa Coronal

Existem muitas controvérsias a respeito da possibilidade de o choque do cometa provocar ou não a Ejeção de Massa Coronal, CME, uma vez que quase sempre o impacto é acompanhado de um aparente evento desse tipo. Alguns pesquisadores acreditam que o choque tem energia suficiente para ejetar o plasma com velocidade suficiente para "vencer" a gravidade e ser lançado ao espaço.

Entretanto, a maioria dos cientistas acredita o efeito visual do impacto nada mais é que a sublimação do gelo do cometa, uma vez que o ao atingir determinada altitude o fragmento se rompe e é consumido quase que instantaneamente pelo calor da estrela. Sublimação é o fenômeno que ocorre quando um material passa imediatamente do estado sólido para o estado gasoso.

Normalmente, os fragmentos da família Kreutz não são muito grandes, com cerca de 10 km de diâmetro e se desintegram a aproximadamente 200 mil km de altitude.

Clique no link:


Arte: No topo, imagem do telescópio espacial SOHO feita na manhã de segunda-feira, 19 de agosto, mostra o fragmento do cometa Kreutz em rota de colisão contra o Sol. Crédito: NASA/ESA SOHO Science Team, Apolo11.com. APOLO11.com - Todos os direitos reservados

Assista:


Fonte: http://www.apolo11.com

Fonte do vídeo: Apolochannel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...