19/08/2013

Novos Indícios de Que o Universo Pode Ser Cíclico

Quando os cientistas especulam ao afirmarem que o universo surgiu de um ponto exato, justamente no envento que denominaram de Big Bang. Mas de acordo com novas pesquisas, o universo pode ter surgido porque um outro chegou ao fim?

Veja:

Dizem que o Big Bang foi o princípio do Universo. Mas, segundo Roger Penrose, físico da Universidade de Oxford, ele também foi o fim de um outro universo que existia antes deste. E, melhor, o britânico diz ter agora evidências concretas sobre esse ciclo cosmológico.

Trabalhando em parceria com o arménio Vahe Gurzadyan, da Universidade Estadual de Yerevan, há três anos analisa a série de dados do satélite WMAP. A sonda americana foi projectada para fazer um mapeamento universal da radiação cósmica de fundo - um «eco» do Big Bang gerado quando o Universo tinha menos de 400 mil anos de existência, detectado pelo satélite na forma de micro-ondas. Hoje, o cosmo tem 13,8 mil milhões de anos.

Penrose e Gurzadyan têm dito, desde 2010, que conseguiram detectar pequenas flutuações na radiação cósmica de fundo, na forma de círculos concêntricos. Isso, segundo eles, seria o resultado da colisão de buracos negros gigantes numa época que precedeu o Big Bang. Ou seja, seria a implicação de que o Universo já existia, noutra forma, antes do período de expansão que conhecemos e observamos hoje.

Os cosmólogos constataram, com alguma surpresa, que os círculos apontados por Penrose e Gurzadyan estavam de facto lá, e haviam passado despercebidos até então. Entretanto, realizando simulações de como seria a radiação cósmica de fundo com base na cosmologia clássica - para a qual tudo começa no Big Bang -, constataram que os círculos também apareciam.

Ou seja, o fenómeno era real, mas a parte que dizia respeito a outro universo antes deste parecia ser apenas elucubração da dupla.

Penrose e Gurzadyan agora voltam à carga, com novas evidências. Numa análise mais profunda dos círculos, publicada recentemente no European Physical Journal Plus, eles concluem que o padrão observado encaixa melhor na hipótese de um universo cíclico, com eventos que antecedem o Big Bang.

A dupla agora trabalha na análise de dados do satélite europeu Planck, que faz basicamente a mesma coisa realizada anos atrás pelo WMAP, mas com mais precisão. «O nosso trabalho está avançando», disse Gurzadian. «Contudo, pretendemos divulgar os resultados inicialmente para especialistas.»

Os dois não se incomodam com a baixa receptividade da comunidade científica à ideia. «A hipótese da cosmologia cíclica é baseada numa geometria não convencional, então não é estranho que as ideias precisem de mais tempo para serem mais bem acolhidas», diz Gurzadyan.

Ele e Penrose continuarão a procurar a confirmação da hipótese no estudo da radiação cósmica de fundo. Mais adiante, eles também esperam encontrar corroboração em fontes de mais difícil acesso, como a detecção de ondas gravitacionais emanadas do próprio Big Bang.

Nota: O fim de um universo para dar lugar a este que conhecemos? Ou se trata apenas de especulações destas mentes brilhantes que apenas estão querendo demonstrar um conhecimento que ainda não tem? Esta teoria pode se encaixar as tantas outras que foram idealizadas pela ciência?

Não podemos entender que tudo se trate apenas da forte criatividade sob análises, como é a imaginação da mente humana. Este pode ser o indício de um vicio pelo conhecimento limitado que temos - sugerindo algo que possa ser plausível, ou não? Só porque estamos longe de compreendermos a real origem do universo (quando não sabemos nem a nossa), numa vastidão que nos cerca por todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...