11/08/2013

Madrugada Terá Ápice da Chuva de Meteoros Perseidas

Esta noite; seguindo durante toda a madrugada: se dará uma intensa chuva de meteoros. O evento no céu será na direção da constelação de Perseus - daí o nome. Mas quem quiser apreciar, olhar para o alto, se precisar tenham em mãos binóculos.

Chuva de meteoros Perseidas
Ou simplesmente um telescópio para observar com mais intensidade: os meteoros Perseidas (Não vá dormir se você é um observador das maravilhas do universo...)

Perseidas:

As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle.2 São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo órbita do cometa Swift-Tuttle.

A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862. - wikipedia

A madrugada seguinte ao domingo de Dia dos Pais, trará um presente para aqueles que gostam de astronomia e não precisem acordar cedo na segunda-feira (12). Trata-se do ápice da chuva de meteoros Perseidas, fenômeno que começou na última quinta-feira (8) e segue até a próxima quarta-feira (14).

Quem quiser acompanhar, deve ficar de olho no céu a partir das 3h30, na direção Norte. Contudo, segundo Marcelo Bruckmann, do Laboratório de Astronomia da Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), “as latitudes no Hemisfério Sul não nos privilegiam em acompanhar porque, infelizmente, a constelação acaba ficando muito próxima do horizonte”.

Bruckmann recomenda, no entanto, para quem mesmo assim quiser tentar ver a chuva “não usar binóculo, muito menos telescópio, já que o olho humano é o melhor instrumento para ver as estrelas cadentes. Interessante também é usar uma cadeira reclinada quase que horizontalmente. Já que os meteoros cruzam o céu, é melhor não focar no horizonte, e sim olhar para cima”.

Uma das mais intensas chuvas de meteoros
Perseidas foi registrada em 2006 Foto: Nasa/
Arquivo
Já o Clube de Astronomia de Fortaleza orienta em seu blog que o observador “encontre um local seguro com uma vista do céu aberto e sem luzes brilhantes por perto, como postes de iluminação ou faróis de carro. Os melhores locais são no interior do Estado, em sítios ou fazendas nos arredores dos pequenos municípios. Espere em média cerca 60 meteoros por hora, ou 1 por minuto. Previsões para a Europa e norte da Ásia estimam até 100 meteoros por hora durante o pico em condições perfeitas.

Porque as chuvas de meteoros Perseidas se repetem anualmente

Os meteoros Perseidas se originam de pequenas partículas de poeira que orbitam o sol em uma região do espaço interplanetário, formando uma nuvem. A Terra atravessa essa região todos os anos, entre 17 de julho e 24 de agosto. Explicação similar se aplica às outras chuvas de meteoro anuais. As de maior visibilidade no Hemisfério Sul e suas respectivas datas de início são: Orionídeas (21/10); Leônidas (17/11); e  Geminídeas (13/12).

Quando atingem a atmosfera da Terra, a 59 quilômetros por segundo, essas partículas são vaporizadas devido ao atrito com o ar e deixam para trás rastros de luz. Os meteoros podem surgir em qualquer lugar do céu, mas parecem irradiar de um ponto na constelação de Perseu, chamado radiante, na fronteira com a constelação de Cassiopeia. As partículas de poeira que criam meteoros Perseidas surgiram do cometa conhecido como 109P/Swift-Tuttle.

Este objeto orbita o Sol uma vez a cada 130 anos e sua última passagem pelo interior do sistema solar foi durante o seu retorno em 1992. O núcleo deste cometa tem cerca de 26 km de diâmetro, enorme em comparação aos outros cometas, geralmente muito menores, com núcleos de apenas alguns quilômetros de diâmetro. Como resultado, o cometa Swift-Tuttle produz um grande número de meteoros.

Embora a maioria dos meteoros se desintegrem na alta atmosfera da Terra, formando brevemente plasma super-aquecido (moléculas de gás ionizadas) em altitudes entre 85 e 115 quilômetros, algumas partículas maiores conseguem sobreviver até a menos de 20 quilômetros da superfície.

Confira com mais informações: Portal Terra e Clube de Astronomia de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...