08/02/2014

Cientistas Russos Descobrem Novo Asteroide

Este artigo publicado no site voz da Rússia, informa sobre mais um objeto rochoso descoberto por observações de astronômos russos. Sem contar que recentemente tivemos o alvoroço causado pelo cometa Elenin - também descoberto por um russo.

Na lista dos pequenos planetas apareceu mais um nome. Os cientistas do Observatório Astrofísico de Ussuriysk (Seção do Extremo Oriente da Academia de Ciências da Rússia) descobriram um novo asteroide.

Foto: EPA
A descoberta única tornou-se possível graças ao mais potente telescópio do sistema Hamilton no Extremo Oriente. Esta aparelhagem foi instalada nesse observatório apenas no outono do ano passado.

Para os cientistas de Ussuriysk, a descoberta do asteroide foi uma verdadeira festa. Os especialistas do observatório conseguiram, pela primeira vez, encontrar um "desconhecido" espacial entre outros corpos celeste do principal eixo de asteroides.

Estudámos durante várias noites o corpo celeste antes de chegar à conclusão sensacional: este asteroide ainda é desconhecido do mundo”, declarou à Voz da Rússia Aleksei Matkin, um dos autores da descoberta:

Um asteroide é um objeto comum que não representa qualquer perigo para a civilização terrestre. Atualmente, os dados orbitais dele estão a ser precisados para determinar a sua órbita mais precisa. Este é o primeiro asteroide que foi descoberto a partir do território do Extremo Oriente e, nomeadamente, no nosso observatório astrofísico”.

As dimensões do novo asteroide não ultrapassam as centenas de metros. A sua descoberta já foi confirmada no Centro Internacional de Pequenos Planetas de Harvard. O "desconhecido" espacial recebeu um número próprio no catálogo onde estão registados quatro mil e quinhentos pequenos corpos celestes.

Por este número, que é único, pode-se determinar rapidamente quando foi descoberto este ou aquele asteroide, explica o astrónomo Serguei Smirnov:

Inicialmente, o objeto recebe um número de série prévio. As quatro primeiras cifras equivalem ao ano. No nosso caso: 2014. As letras latinas seguintes significam o intervalo de duas semanas durante o ano. Todo o ano é dividido em vinte e quatro setores.

Depois vêm os símbolos que significam o número de série no interior desse intervalo de duas semanas. Só depois do número de série prévio é que o asteroide recebe o nome definitivo. Mas até esse momento podem passar várias décadas. Por enquanto, a maioria dos asteroides continuam apenas com números prévios, sem uma designação permanente”.

Hoje em dia, os cientistas descobrem anualmente até 200 pequenos planetas. Só uma pequena parte dessas descobertas é feita por investigadores russos. Pode dizer-se que o que foi feito no Observatório de Ussuriysk foi, em certo sentido, inesperado. Porque, até recentemente, os seus especialistas dedicavam-se a questões completamente diferentes, continua Serguei Smirnov:

O Observatório de Ussuriysk foi inicialmente criado para estudar o Sol e a influência da radiação solar na vida do nosso planeta. Foi bom que se tenha alargado a temática do observatório, começaram investigações astrométricas. Por isso, o facto da descoberta do novo asteroide ter sido feita precisamente nesse observatório constituiu uma grande alegria para toda a nossa comunidade científica”.

É possível que o novo asteroide permita abrir ainda mais o véu dos mistérios do Universo. Para isso, considera o cientista russo, deve definir-se a que família pertence este corpo celeste:

As famílias de asteroides são formadas, por vezes, devido a catástrofes espaciais, quando do choque de diferentes objetos do sistema solar. Ou, se o asteroide passa perto de um corpo grande, como Júpiter ou Marte, podem ocorrer mudanças dramáticas da órbita e até a destruição.

Formações particularmente poderosas ocorreram num longínquo passado, há biliões de anos, no início da história do Sistema Solar. Mas podemos observar frequentemente pormenores dessa trituração de pedras: no voo gradual de objetos de uma família em vários sentidos”.

A propósito, precisamente nesta altura, a comunidade astrofísica mundial debruça-se sobre mais um mistério celestial. Os astrónomos do Observatório do Sul da Europa conseguiram literalmente dissecar o corpo do asteroide Itokav, descoberto em 1998. Os cientistas, com a ajuda de medidas supra-precisas, descobriram que suas diferentes partes têm uma densidade e estrutura diferente. Não obstante as investigações continuarem, uma descoberta rara já tem uma grande importância prática, nomeadamente do ponto de vista da luta contra uma possível ameaça asteroide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...