24/02/2014

Estranho Estado da Matéria é Encontrado em Olho de Galinha

De acordo com o artigo publicado no site livescience.com, onde os pesquisadores fizeram a descoberta de um tipo diferente da matéria - que esta presente na retina dos olhos da galinha, sendo a primeira vez que é observado em um sistema biológico.

Veja:

Galinha
Nunca antes visto na biologia antes, um estado da matéria chamado de “hiper-uniformidade desordenada” foi descoberto no olho de uma galinha.

Este arranjo de partículas parece desorganizado em pequenas distâncias, mas tem uma ordem oculta que permite que o material se comporte tanto como um cristal como um líquido.

A descoberta veio acidentalmente durante o estudo de cones, minúsculas células sensíveis à luz que permitem a percepção da cor nos olhos de galinhas. [9 maiores mistérios não resolvidos de física]

Para galinhas e outras aves que são mais ativas durante o dia, esses fotorreceptores vêm em quatro variedades de cores diferentes - violeta, azul, verde e vermelho - e um quinto tipo para detectar os níveis de luz, é o que dizem os pesquisadores. Cada tipo de cone é de um tamanho diferente.

Estas células são amontoadas em uma única camada de tecido sobre a retina. Muitos animais têm cones dispostos em um padrão óbvio. Cones de insetos, por exemplo, são dispostos em um esquema hexagonal. Os cones dos olhos das galinhas, entretanto, parecem estar em desordem.

Mas os pesquisadores que criaram um modelo de computador para simular o arranjo dos cones das galinhas descobriram uma configuração surpreendentemente arrumada.

Imagem: Este diagrama 'abaixo' representa a distribuição espacial dos cinco tipos de células sensíveis à luz conhecidas como cones na retina das galinhas. Os cientistas propuseram que este arranjo poderia ser um novo estado da matéria, chamado hiper-uniformidade desordenada.

O diagrama que representa os cinco tipos de células sensíveis
à luz na retina das galinhas
Em torno de cada cone está uma região que proíbe outros cones da mesma variedade de ficarem muito perto. Isso significa que cada tipo de cone tem seu próprio arranjo uniforme, mas os cinco padrões diferentes de cinco tipos diferentes de cone estão mergulhados em cima uns dos outros de uma forma desordenada, dizem os pesquisadores.

 “Porque os cones são de tamanhos diferentes não é fácil para o sistema entrar em um estado ordenado cristal ou,” estudo feito pelo pesquisador Salvatore Torquato, um professor de química na Universidade de Princeton, explicou em um comunicado.

O sistema esta frustrado de encontrar o que pode ser a solução ideal, que seria o arranjo ordenado típico. Embora o padrão deve ser desordenado, ele também deve ser o mais uniforme possível. Assim, a hiper-unifordade desordenada é uma excelente solução.” 

Materiais em um estado de hiper-uniformidade desordenada são como cristais, onde eles mantêm a densidade de partículas consistentes através de grandes distâncias espaciais, Torquato e seus colegas disseram. Mas estes sistemas são também como líquidos, porque eles têm as mesmas propriedades físicas em todas as direções.

Os pesquisadores dizem que esta é a primeira vez que esse estado da matéria é observado em um sistema biológico; anteriormente só havia sido visto em sistemas físicos, como o hélio líquido e plasmas simples.

Para os olhos de galinhas, os pesquisadores especulam que este arranjo de cone permite que os pássaros experimentem uniformemente a luz recebida. Engenheiros podem ser capaz de inspirar-se na hiper-unifordade desordenada da natureza para criar circuitos ópticos e detectores de luz que são sensíveis ou resistentes a certos comprimentos de onda de luz, dizem os pesquisadores. Seus resultados foram detalhados hoje (24 de fevereiro de 2013) na revista Physical Review E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...