04/02/2014

Rússia e EUA - O Eterno Sonho Com a Lua

O seguinte artigo será formado por duas notícias, direto do site voz da Rússia: devidamente sobre a Lua. A primeira sobre a vontade da NASA de enviar novamente um veículo ao satélite, na outra; a possibilidade futura dos russos de colonizar a Lua.

É o sonho reacendido em possíveis missões que em breve poderão se realizar. O que podemos fazer agora, a não ser esperar... Porque crer e ver acontecer e isto basta para acreditarmos nas notícias.

EUA querem enviar robô à Lua

Pela primeira vez durante últimos 40 anos, a NASA reinicia programa lunar e cria um robô para enviar ao satélite natural da Terra, informou a mídia.

Foto: Flickr.com/brapps/cc-by-nc
Em breve, os cientistas planejam enviar à Lua uma nova geração de rovers, no âmbito do programa Catalyst, que visa criar o mercado lunar de transportes.

Os astrofísicos norte-americanos observam que a Lua esconde muitos mistérios, e as viagens do homem ao espaço podem ser concentradas, por enquanto, na órbita baixa da Terra.

Além disso, os cientistas argumentam que a estação lunar será um excelente ponto de partida para naves espaciais na sua viagem a outros planetas.
Rússia começa a colonização da Lua

A Rússia inicia o seu programa de estudo da Lua, suspenso em 1976. Segundo os peritos, isso é mais do que sensato tendo em conta as perspetivas que a colonização do satélite da Terra abre perante o país.

Prevê-se para breve o lançamento de três aparelhos espaciais: o Luna-25, o Luna-26 e o Luna-27. A principal tarefa da primeira missão é voltar a dar à Rússia a confiança de que ela sabe aterrar na Lua. E o módulo de alunagem Luna-27 estará equipado com uma broca para procurar gelo.

Foto: Flickr.com/Ennor/cc-by-nc-sa 3.0
Na nova etapa da colonização da Lua, a Rússia tenta repetir êxitos antigos, mas claro que a outro nível tecnológico, mais alto. A União de Investigação e Produção Lavochkin já começou a projetar módulos de alunagem, que poderão ser necessários para o transporte de meios robotizados para o ponto necessário do satélite e para a criação de uma infraestrutura lunar.

Toda uma série de peritos considera que, sem a exploração do corpo espacial mais próximo de nós, será impossível pensar na colonização do Planeta Vermelho. Por outras palavras, a Lua é também interessante como ponto de apoio da expansão espacial. Porque, atualmente, uma expedição, por exemplo, a Marte, é, de fato, uma viagem sem regresso: existem numerosas incertezas, considera o astrônomo Vladimir Surdin:

Do meu ponto de vista, uma viagem a Marte pertence a um futuro muito mais distante. E jamais conseguiremos estudar bem Marte se não soubermos viver e trabalhar na Lua. Isto porque uma viagem a Marte é muito mais longa. Ele exige recursos técnicos, energéticos e pessoais bem mais significativos. A Lua deve tornar-se num ponto de partida, numa base de treino. Ela é necessária para os voos a Marte.

As conversas sobre os voos a Marte têm hoje um sentido mais teórico. Na realidade, ninguém pensa a sério na organização de uma colónia marciana. Por enquanto, não aprendemos sequer a fazer isso na Lua.

A superfície da Lua está coberta de regolito: uma mistura de pó fino e fragmentos de pedras formados por choques de meteoritos com a superfície lunar. A espessura dessa camada varia de vários centímetros até dezenas de metros. Os cientistas falam da possibilidade de princípio da extração de ferro, alumínio, silício e, talvez, titânio, crómio e magnésio do regolito lunar. Na qualidade de produto derivado será possível obter oxigénio, hidrogénio e água propriamente dita. Além disso, do solo lunar poderá também extrair-se compostos semelhantes a vidro, cerâmica e outros materiais.

Os peritos consideram que a extração de rochas na Lua deve ser feita a céu aberto em pedreiras. Isso será uma empresa muito cara, mas justificada, considera Vladimir Surdin:

Os estudos científicos ocupam uma parte minúscula do orçamento de qualquer país. Por isso, a questão deve ser colocada de outra forma: renunciar à expansão lunar e passar a ser um país de terceira ou quarta ordem ou não renunciar e ser uma dos países industriais importantes.

Especial atenção merece o hélio-3, que é um combustível termonuclear bastante promissor que não existe na Terra, mas há em fartura no seu satélite. O seu poder energético é enorme. Uma tonelada substitui 20 milhões de toneladas de petróleo. É verdade que, para extrair essa tonelada, é preciso explorar uma área da superfície lunar de 20 quilómetros quadrados a uma profundidade de 3 metros.

O problema consiste também em que a humanidade ainda não aprendeu a controlar a síntese termonuclear. Mas os especialistas consideram que a solução do problema não está longe. A limpeza ecológica e a eficácia energética tornam a síntese termonuclear do hélio-3 numa fonte inultrapassável de energia. Se a humanidade dominar a tecnologia e as reservas de hélio-3 na Lua, a humanidade terá uma fonte de energia eterna.

A exploração de hélio-3 aviva numerosas produções adjacentes. Claro que isso pertence a um futuro muito longínquo. Mas sem dúvida que o país que ultrapassar os outros na exploração da Lua, tornar-se-á o líder na economia mundial. A julgar por tudo, a Rússia está pronta para utilizar essa hipótese única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...