18/02/2014

Primeiras Formas de Vida Não Precisavam de Oxigênio

O oxigênio é um elemento químico de símbolo O, tendo número atômico 8 com massa atômica 16 u. Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, sendo incolor, insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.

Leia, o artigo relacionado ao elemento postado no site: http://io9.com, posteriormente divulgado no http://misteriosdomundo.com:

Há uma teoria de longa data que diz que oceanos ricos em oxigênio eram um requisito fundamental para a vida complexa surgir na Terra. Mas um novo estudo envolvendo esponjas do mar perturba essa noção, mostrando que animais primitivos podem ter sido capazes de sobreviver quase sem oxigênio.

Os primeiros micróbios apareceram na Terra cerca de 3,6 bilhões de anos atrás, mas levou um tempo excepcionalmente longo para a vida multicelular complexa surgir - mais três bilhões de anos. Talvez não por coincidência, este também passou a ser o momento em que os níveis de oxigênio na atmosfera subiram para apresentar concentrações na casa dos 20%. Muitos cientistas, então, concluíram que os animais precisavam de níveis mais elevados para sobreviver, prosperar e evoluir.

Mas um novo estudo realizado por Daniel Mills, da Universidade do Sul da Dinamarca, em Odense, sugere que este pode não ser o caso. Ao estudar modernas esponjas do mar, Mills ameaçou esta hipótese, ao mesmo tempo reforçando outra.

200 vezes menos

Esponjas do mar estão entre os animais mais antigos do planeta. Elas são multicelulares e crescem a partir de um embrião. Elas também tem estruturas fisiológicas complexas, incluindo uma rede de canais que ajudam a tirar comida e água através de seus corpos. E com base na evidência paleontológica, esponjas do mar são modernas não muito distantes de seus irmãos antigos.

Para o estudo, Mills capturou esponjas (Halichondria panicea) a partir de um fiorde oxigenado na Dinamarca. Então, depois de colocá-los em um aquário, sua equipe removeu lentamente o oxigênio. Notavelmente, as esponjas foram capazes de sobreviver mesmo com 200 vezes menos oxigênio do que é encontrado atualmente em nossa atmosfera. Estas esponjas viviam em apenas 0,5% do oxigênio disponível hoje. Então, como o oxigênio compõe cerca de 20% da nossa atmosfera, o estudo revelou que esponjas antigas precisavam de concentrações de oxigênio de apenas 0,1%.

Isso levou os pesquisadores a concluir que os animais primitivos provavelmente não requeriam muito oxigênio. Consequentemente, os níveis de O2 podem não ter sido o fator limitante que atrasou o surgimento da vida animal.

Pavimentando o caminho

Então, se não foi o oxigênio em si que estagnou a evolução da vida complexa, o que foi?

Surpreendentemente, essa nova teoria reforça a ideia de que as esponjas do mar podem ter desempenhado um papel crucial no que viria a seguir. Os primeiros oceanos podem ter sido pobres em oxigênio porque eles estavam cheios de matéria microbiana morta, que suga o oxigênio conforme se decompõe. Mas esponjas, que se alimentam de matéria morta, podem ter limpado a água do mesmo, permitindo que os níveis de O2 subissem.

Alternativamente, e nas palavras de Mills:

Deve ter havido outros mecanismos ecológicos e evolutivos em jogo. Talvez a vida microbiana permaneceu por tanto tempo, porque demorou um pouco para desenvolver a máquina biológica necessária para a construção de um animal. Talvez a antiga Terra necessitava de animais porque, corpos multicelulares complexos são simplesmente difícil de evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...