21/07/2014

Bóson de Higgs é Flagrado em Ação Pela Primeira Vez

Este acelerador localizado entre a França e a Suíça - busca conhecer a partícula de deus (se é que existe um dito), o bóson de Higgs que é uma partícula crucial no estudo da física quântica - a ciência que estuda as coisas menores do que o átomo.

Leia, aqui também no site info.abril.com.br:

Fresh do detector ATLAS no Grande Colisor de Hádrons
(imagem: CERN)
O experimento ATLAS no Grande Colisor de Hádrons, o maior colisor de partículas do mundo, nos deu o primeiro vislumbre do bóson de Higgs em ação.

Por 50 anos, esse bóson foi a peça que faltava para o Modelo Padrão da Física de Partículas, que prevê como as partículas e as forças fundamentais do nosso universo interagem. O Grande Colisor de Hádrons, perto de Genebra, na Suíça, foi um dos detectores que ajudaram a descobrir o Higgs, em 2012.


Agora, os físicos do ATLAS dizem ter visto pares de partículas chamadas bósons W se espalhando para longe um do outro dentro do detector. Este processo raro pode ser usado para testar como o Higgs realmente trabalha.

O mistério

O Higgs foi idealizado para explicar por que algumas partículas portadoras de força, como os bósons W e Z, tinham massa, enquanto outras, como o fóton, não tinham.

Teóricos perceberam que o Higgs poderia resolver um mistério envolvendo o bóson W. Quando tentaram calcular quantas vezes bósons W deveriam interagir uns com os outros, os resultados foram fisicamente impossíveis sem o Higgs. Se bósons W tivessem um bóson de Higgs “balançando” entre eles conforme colidiam, o problema era resolvido.


Higgs em ação

Desde a descoberta do Higgs, os físicos têm examinado suas propriedades para ver se ele é mesmo a partícula prevista pelo Modelo Padrão, ou se é alguma partícula variante estranha.

Analisar bósons W se distanciando é uma boa forma de testar como o Higgs trabalha. Se bósons W podem trocar mais de um bóson de Higgs entre si, por exemplo, eles devem voar para longe um do outro com muito mais frequência do que o Modelo Padrão prevê.

O que tornou este teste um desafio é que bósons W se distanciam em momentos incrivelmente raros no Grande Colisor de Hádrons, com menos frequência até do que um bóson de Higgs é produzido.

O colisor funciona esmagando prótons em velocidades próxima à da luz. De vez em quando, um desses prótons emite um bóson W. Nós só podemos vê-los se dispersando se dois prótons emitirem um bóson W cada ao mesmo tempo, e se esses bósons W colidirem de alguma forma. Probabilidades baixas, para não dizer outra coisa.


Apesar disso, o experimento ATLAS viu evidências de 34 desses eventos entre as bilhões de colisões que realizou. Até agora, tudo se encaixa com as previsões teóricas perfeitamente.

No entanto, realmente ver o efeito - algo inédito até então - foi um marco. “Nós nunca tínhamos voltado nossa atenção a esse pedaço do Modelo Padrão antes”, disse o membro da equipa ATLAS, Jake Searcy, da Universidade de Michigan em Ann Arbor (EUA). “Este é o começo de algo que vai ser muito interessante nos próximos anos”.

Acesse o artigo no site de origem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...