02/07/2014

Nós Podemos Carregar DNA de Duas Outras Espécies ‘Além do DNA de Neandertais’

A árvore evolutiva para os humanos modernos, é um pouco confusa - os humanos não tinham um parente próximo no planeta por mais de 10.000 anos, mas costumava haver várias outras espécies estreitamente relacionadas, vivendo ao mesmo tempo.

Leia:

Sabemos bem que houve um rala-e-rola entre humanos modernos (também conhecidos como “nós”) e Neandertais, espécie hominídea agora extinta, no passado.

O que muitos não sabem é que existem evidências de que os safados humanos modernos também cruzaram com outras espécies, como o hominídeo de Denisova e uma quarta espécie hominídea ainda não identificada.

Pelos menos é o que acreditam os geneticistas evolutivos.

Análises genéticas em fragmentos de ossos de Neandertais e hominídeos de Denisova ofereceram uma nova visão sobre o nosso passado evolutivo não tão distante (estamos sozinhos no planeta há 10.000 anos, mas isso é “pouco” quando comparado à idade da Terra).

Os resultados indicam que não apenas essas duas espécies cruzaram com o Homo sapiens, mas também que cruzaram com um quarto grupo hominídeo.

Colegas humanos

Neandertais surgiram cerca de 200.000 anos atrás e foram provavelmente os primeiros hominídeos conhecidos a usar roupas, enterrar mortos e criar línguas. Cientistas pensam que o último ancestral comum do Homo Sapiens e dos Neandertais existiu cerca de 400.000 anos atrás. Hoje, pesquisas indicam que pessoas com ascendências fora da África podem ter obtido cerca de 2% de seu genoma a partir dos Neandertais.

Já os hominídeos de Denisova são um grupo extinto que fazem parte de nossa linhagem evolutiva. Nosso conhecimento deles vem de fragmentos de ossos encontrados em uma caverna que datam de cerca de 30.000 a 50.000 anos atrás. A análise genética desses ossos não gerou resultados muito claros. Há evidências de que certas populações de seres humanos vivos receberam até 4% do seu DNA a partir dessa espécie, embora haja debate em torno desse dado.

No fim do ano passado, em uma reunião da Royal Society, David Reich, geneticista evolutivo da Universidade de Harvard (EUA), falou sobre uma pesquisa na qual realizou análises de versões muito mais completas que as anteriores de genomas dessas duas espécies, e que o genoma dos hominídeos de Denisova sugere que a população cruzou com ancestrais de povos da Oceania, Neandertais e humanos modernos na China e outras partes da Ásia Oriental.

Surpreendentemente, o genoma também indica que os hominídeos de Denisova cruzaram com mais uma população extinta de humanos arcaicos, que viviam na Ásia mais de 30.000 anos atrás.

Há uma especulação de que essa população possa ser relacionada com Homo heidelbergensis, uma espécie que deixou a África cerca de meio milhão de anos atrás e mais tarde deu origem aos Neandertais na Europa, mas a verdade é que não sabemos ao certo.

Se realmente ocorreu essa “mistureba” no passado, no entanto, pode ser que nós tenhamos em nossa DNA mais contribuições do que o pensado - de pelo menos três outras espécies.

Para obter mais estudos que podem esclarecer esse mistério. Veja os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...