21/07/2014

Chuva de Meteoritos Incentivou Evolução da Vida na Terra

Este artigo nos oferecer uma boa resposta sobre as frequentes quedas de rochas espaciais, que de algum modo contribuído para o aumento do ciclo evolutivo (das espécies) durante eras. Justamente, foi o impulso desta variedade que temos hoje.

Enormes fragmentos de asteroides, que caíram na Terra num passado longínquo, não só destruíram os seres vivos no nosso planeta, mas ajudaram também a fazer aparecer novos. E, talvez, precisamente graças a tal “bombardeios”, apareceram os antepassados da maioria das espécies atuais.

Foto: Flickr.com/Phillip Chee 
Confirmou-se uma das hipóteses que explica o aumento brusco da variedade na Terra de plantas e animais num período de tempo comparativamente curto de 470 milhões de anos atrás. Os paleontólogos chamam “Ordovician radiation” a esse pequeno período em que nasceram as atuais classes de seres vivos. Agora, foi descoberto o elo que faltava na explicação das causas desses acontecimentos distantes, e ele foi apontado pelo meteorito.

O viajante celestial com um diâmetro de vários centímetros foi encontrado numa pedreira perto de Estocolmo, onde extraem mármore cor de rosa. Em 20 anos, aí foram descobertos mais de cem meteoritos de um mesmo tipo. A idade das camadas coincide com o “Ordovician radiation”. Mas esta descoberta celestial obrigou a pensar, porque pertencia a outro tipo completamente desconhecido da ciência.

Segundo a hipótese, inspirada, a propósito pelas descobertas na pedreira, há 470 milhões de anos atrás caiu na Terra uma verdadeira chuva de bolas de fogo que durou dez milhões de anos. Supõe-se que a medida das rochas podiam chegar até um quilômetro. Isso é tanto que ode provocar consequências globais para a flora e a fauna, do que são capazes, por exemplo, choques de visitantes espaciais de dez quilômetros. Ao mesmo tempo, o “bombardeio” permanente alterou a superfície da Terra e criou numerosos novos nichos ecológicos. Estes abrira caminho para a pluralidade de espécies: na nova situação, os organismos vivos foram obrigados a adaptar-se às condições em mutação. Os que não conseguiam, morriam.

É lógico pressupor que a chuva de bolas de fogo foi uma consequência do embate, a grande velocidade, de dois grandes corpos espaciais, comparáveis, pela sua massa total, à Lua. O mais provável é que isso ocoreu entre as órbitas de Marte e Júpiter, onde se movimenta uma massa de grandes objetos. Em teoria, se um corpo do par que choca é maior, eles desfazem-se quase todos em pedaços. Devido à energia do choque, o corpo mais pequeno evapora-se, deixando apenas alguns pedaços. Durante milhões de anos, o pó, as pedras e fragmentos maiores chegaram à órbita da Terra e começaram a cair no nosso planeta.

A ciência sabe que, na natureza, não se encontra asteroides com uma constituição completamente igual. A semelhança dos meteoritos antes encontrados na pedreira apontou para que esses fragmentos pertenciam a um corpo celeste. Mas como provar que o cataclismo interplanetário aconteceu (nele baseia-se a hipótese da explosão evolucionista), se não há fragmentos do segundo corpo do par?

Parece que a atual descoberta é, por enquanto, o seu único fragmento que se encontra nas mãos dos cientistas. Coincidiu a ideia e o tempo da queda livre no Espaço, mas a constituição química é outra. Por isso, houve choque.

Significa que é alta a probabilidade de a explosão de espécies ter sido provocada por asteroides? Alexandre Markov, professor de biologia, duvida:

Claro que não se pode excluir isso, mas são necessários argumentos de peso. Parece-me que os argumentos existentes são insuficientes para afirmar que a queda dos asteroides foi a principal causa da “Ordovician radiation”. Talvez tivessem influído outras causas internas, biológicas”.

O problema é que, afirma Alexander Markov, há outras explicações para a explosão evolutiva. Elas estão ligadas à atividade vulcânica, à alteração da concentração de dióxido de carbono na atmosfera e a outros fatores.

Saltos evolucionistas tão sérios foram sempre provocados por todo um conjunto de causas, contnua o cientista:

Não se pode reduzir acontecimentos evolucionistas a apenas quaisquer ações externas. Porque é que apareceu o homem? Porque começou o período glaciar. Porque é que morreram os dinossauros? Porque caiu um asteroide. Porque é que ocorreu a explosão de uma variedade de espécies? Porque durante dez milhões de anos caíram asteroides... Isso é uma abordagem simplista”.

O enviado pré-histórico já provocou discussões no mundo científico. Os cientistas querem verificar nos rastros de meteoritos camadas dessa época de outras regiões do planeta. Semelhantes tipos há na China, Rússia, Escócia e América do Sul. O estudo deve esclarecer não só a catástrofe planetária, talvez a maior não só no último bilião de anos, mas também em toda a história do Sistema Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...