20/07/2014

Hubble Localiza “Ponte Espiral de Estrelas Jovens” Ligando Duas Galáxias Remotas

Este nova imagem do Hubble mostra duas galáxias (amarela, centro) do cluster SDSS J1531 + 3414 que se encontraram para fundir-se em uma “cadeia” de jovens super-aglomerado estelares são vistos do enrolamento em torno de núcleos de galáxias.

As galáxias estão rodeadas por um anel azul em forma de ovo, causado pela imensa gravidade do cluster dobra a luz de outras galáxias para além dela. Crédito: http://www.universetoday.com.

Leia:

 (Crédito: NASA, ESA, and G. Tremblay (ESO))
O Telescópio Espacial Hubble da NASA fotografou uma estrutura de 100.000 anos-luz de comprimento, que assemelha-se a um colar de pérolas torcida em forma de saca-rolhas em torno dos núcleos de duas galáxias massivas em colisão. As “pérolas” são superaglomerados de estrelas recém-nascidas, azuis-brancas e resplandecentes.

A estrutura única de estrela espiral pode render novos conhecimentos sobre a formação de superaglomerados estelares que resultam da fusão de galáxias e dinâmica de gases neste processo raramente visto.

Nós ficamos surpresos por encontrar esta morfologia deslumbrante. Sabemos há tempos que o fenômeno 'miçangas em um colar' é visto nos braços de galáxias espirais e em pontes de maré entre galáxias em interação. No entanto, este particular arranjo de superaglomerados nunca foi visto antes em galáxias elípticas gigantes em fusão”, disse Grant Tremblay do European Southern Observatory em Garching, Alemanha.

Super-aglomerados de estrelas jovens e azuis são uniformemente espaçados ao longo da cadeia através das galáxias em separação de 3.000 anos-luz. O par de galáxias elípticas está embutido profundamente dentro do denso aglomerado de galáxias conhecido como SDSS J1531+3414. A poderosa gravidade do aglomerado deforma as imagens de fundo das galáxias em listras azuis e arcos que dão a ilusão de estarem dentro do aglomerado, um efeito conhecido como lente gravitacional.

Astrônomos observadores primeiramente hipotetizaram que a “corda de pérolas” era na verdade uma imagem de lente de uma dessas galáxias de fundo, mas suas recentes observações de acompanhamento com o Nordic Optical Telescope em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, descartaram essa hipótese.

O aglomerado de galáxias é parte de um programa do Hubble para observar 23 aglomerados massivos que criam poderosos efeitos de lentes gravitacionais no céu. Os aglomerados foram primeiramente catalogados no Sloan Digital Sky Survey (SDSS), um projeto para criar os mais detalhados mapas tri-dimensionais já feitos do universo. A equipe de Tremblay descobriu a bizarra corda de aglomerados estelares por acaso, enquanto revisavam as imagens conforme elas chegavam do Hubble. Os pesquisadores ficaram aturdidos pelo o que viram na SDSS J1531+3414, e a natureza única da origem estimulou a equipe a fazer observações de acompanhamento com tanto telescópios terrestres como espaciais.

Os processos físicos subjacentes que dão origem à estrutura “corda de pérolas” estão relacionados com a instabilidade Jeans, um fenômeno físico que ocorre quando a pressão interna de uma nuvem de gás interestelar não é forte o suficiente para prevenir o colapso gravitacional de uma região preenchida com matéria, resultando em formação estelar. Este processo é análogo àquele que causa uma coluna de água caindo de uma nuvem de chuva se desfazer, e a chuva cair em gotas de fluxos contínuos.

Os cientistas estão atualmente trabalhando em um melhor entendimento da origem da corrente estelar. Uma possibilidade é que o gás molecular frio alimentando a explosão de formação estelar pode ter sido nativo para as duas galáxias em colisão. Outra possibilidade é o chamado cenário de “fluxo de resfriamento”, onde o gás esfria da atmosfera ultra-quente de plasma que envolve as galáxias, formando poças de gás molecular frio que começa a formar estrelas. A terceira possibilidade é que o gás frio alimentando a cadeia de formação estelar origina-se de uma onda de choque de alta temperatura criada quando as duas gigantes galáxias elípticas colidiram-se. Esta colisão comprime o gás e cria uma camada de plasma em esfriamento denso.

Qualquer que seja a origem deste gás de formação de estrelas, o resultado é incrível. É muito empolgante. Você não pode encontrar uma explicação mundana para isto”, disse Tremblay.

Abaixo, temos outro artigo sobre este aglomerado de galáxias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...