05/07/2014

O Oceano do Satélite Titã de Saturno, Pode Ser Tão Salgado Quanto o Mar Morto

Os cientistas da NASA que analisam os dados “gravimétricos e topográficos” coletados durante sobrevôos repetidos da Cassini, tem provas firmes das análises que o oceano existente no maior satélite de Saturno, poderia ser salgada demais.

Com base nos dados de 10 anos da sonda espacial Cassini, novas descobertas dos líquidos de Titã mudam as percepções de possível vida no satélite

O principal satélite natural de Saturno, o satélite Titã, sempre foi rodeado de mistérios. Esse é o segundo maior satélite natural de todo o Sistema Solar, sendo maior do que o tamanho da nossa Lua (diâmetro 50% maior), porém detentor de uma atmosfera mais densa do que a da própria Terra.

E, por enquanto, é uma das poucas estruturas espaciais que possui evidências claras de corpos líquidos pela superfície. Suposições preveem que existem vulcões gelados e ciclos intermináveis de chuvas em Titã, sendo que hoje já sabemos que esse satélite possui oceanos.

Os cientistas da NASA analisaram dados recentes da Missão Cassini e chegaram à conclusão de que o oceano presente em Titã pode ser tão salgado quanto o Mar Morto aqui da Terra, localizado entre os países de Israel e Jordânia. Os novos resultados foram adquiridos com base nos estudos topográficos coletados pela sonda Cassini no decorrer dos últimos 10 anos. Ao usar as informações de Cassini, os cientistas da NASA puderam criar um modelo de Titã, o que resultou na melhor compreensão das crostas de gelo presentes no exterior da lua de Saturno.

Um mundo congelado, frio e aparentemente salgado

Titã continua a provar a si mesmo como um mundo infinitamente fascinante. Com nossa sonda de longa data Cassini, nós estamos descobrindo novos mistérios sobre Titã tão rapidamente quanto estamos solucionando os antigos”, disse Lina Spilker, cientista do projeto Cassini da NASA. Descobertas adicionais apoiaram as prévias indicações de crostas congeladas na Lua e que estão em um processo sólido de congelamento.

De acordo com as informações obtidas, os pesquisadores descobriram que existe um alto grau de densidade no mar de Titã para explicar os dados de gravidade. Isso quer dizer que o oceano é provavelmente muito mais salgado do que o originalmente pensado, como se fosse uma salmoura misturada com sais dissolvidos provavelmente de enxofre, sódio e potássio. A densidade indicada, segundo as pesquisas, faz do oceano de Titã muito mais salgado do que o Mar Morto, que já é dez vezes superior ao grau de sal encontrado nos oceanos da Terra.


O oceano de Titã é extremamente salgado para os padrões da Terra”, disse o principal autor do trabalho, Giuseppe Mitri.

Sabendo disso, nós podemos mudar o modo como enxergávamos esse oceano como possível morada da vida como conhecemos, porém as condições podem ter sido bastante diferentes no passado”, garante ele. Mesmo sabendo nisso, os fatos não passam de suposição de dados, já que existem inúmeras outras características de Titã que não podem ser explicadas e que podem influenciar no processo.

Acesse o artigo no site de origem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...