12/11/2013

A Simulação Computadorizada Mais Precisa Já Feita do Universo

Após os cientistas usarem alguns dos supercomputadores mais poderosos do planeta, cientistas do Argonne National Lab, nos EUA,  construíram um modelo virtual do universo que rastreia 1,1 trilhão de partículas à medida que expandem e se ligam.

A realização é quatro vezes maior do que as simulações anteriores.

O projeto, chamado de Hardware/Hybrid Accelerated Cosmology Code (HACC), é um esforço para usar supercomputadores para modelar a física da massa em um universo em expansão. Este tipo de trabalho pode eventualmente produzir importantes insights sobre a natureza da matéria escura, a substância enigmática que compõe cerca de 25% do cosmos. E talvez simulações poderosas como estas acabarão por lançar luz sobre se estamos ou não vivendo em uma simulação. [O universo é uma ilusão?]

Para alcançar o resultado, o projeto precisava da ajuda de alguns dos supercomputadores mais poderosos da Terra, como o Titan, o Sequoia e o Mira. A simulação utilizou mais de 25 petaflops de poder de processamento. A arquitetura de simulação também teve que ser extraordinariamente flexível para trabalhar em todas as três máquinas, e o código foi nomeado para um prêmio de computação de alto desempenho. Mas os pesquisadores são rápidos em dizer que o que aconteceu até agora ainda é apenas um ensaio, destinado a testar as capacidades da arquitetura.

Os recentes esforços da equipe produziram um micro-modelo do universo cerca de 7,4 bilhões de anos após o Big Bang - cerca de 5,4 bilhões de anos atrás. A simulação HACC começa com um universo extremamente denso e uniforme, mas como o tempo expande-se em uma série de milhares de passos. De lá, uma estrutura inicial uniforme forma uma complexa “teia cósmica”, que forma um agrupamento complexo de massa através de grandes distâncias. É dentro desses aglomerados de matéria que galáxias e outras estruturas se formam.

Ao contrário de outras simulações que constroem sistemas virtuais molécula por molécula ou átomo por átomo, os trilhões de pontos de massa do HACC não são representações exatas dos objetos físicos. Em vez disso, os desenvolvedores estão tentando rastrear onde a massa está no universo - as partículas são “marcadores” que representam aglomerações de massa, como galáxias.

Assista:




Fonte do vídeo: http://io9.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...