22/11/2013

David x Golias: Cometa ISON Ruma Implacável em Direção ao Sol

Em artigo bem detalhado do site apolo11.com, sobre a difícil jornada do “Cometa do Século”, mas conhecido por ISON, será que ele sobrevirerá? Quando da sua passagem próxima do nosso astro-rei Sol. Se ele sobreviver a esta dura prova para ele.

Segue abaixo:

Um ano após a sua descoberta, o cometa ISON terá nos próximos dias a sua maior prova de resistência. Na próxima quarta-feira o cometa chegará a apenas 1 milhão de quilômetros do Sol e ninguém sabe o que poderá acontecer.

Apesar de toda a torcida para que o cometa contorne o Sol e continue seu trajeto no interior do Sistema Solar, a razão e o bom senso falam alto e é sempre bom ter muita calma nesta hora. Os números não são muito favoráveis ao cometa e até o momento da tórrida aproximação de 28 de novembro muita coisa ainda pode acontecer.

O primeiro e mais importante fator que aponta para a fulminação do cometa diante do Sol é seu diminuto tamanho.

Imagens registradas pelo telescópio espacial Hubble mostram que o núcleo de ISON é muito pequeno, com cerca de 2 quilômetros de raio. No entanto, medições feitas por astrônomos amadores e profissionais indicam que o tamanho é menor ainda e na melhor das hipóteses não chega nem a 500 metros.

Em outras palavras, ISON é uma pequena bolinha de gelo e poeira que vai enfrentar uma gigantesca bola de fogo de 2 milhões de graus Celsius. Sem exagero, será uma verdadeira batalha épica, uma espécie de luta entre David e Golias da arena planetária.


Além do pequeno tamanho, novos estudos feitos pelo astrofísico Toni Scarmato mostram que o núcleo de ISON pode estar realmente fragmentado.

Em nosso último artigo, essa possibilidade já era apresentada como bastante provável pelo cientista, mas alguns pesquisadores ainda não tinham tanta certeza, uma vez que o histograma apresentado por Scarmato não era conclusivo.

Agora, um novo gráfico de brilho mostra uma assinatura bastante evidente de um núcleo fragmentado, com dois picos de luminosidade bastante definidos dentro do histograma. Se essa análise estiver certa, o cometa segue em direção ao Sol já enfraquecido, apesar de que isso não é um fator determinante para que o cometa não contorne a estrela.

As estatísticas também conspiram contra ISON e revelam que cometas com curva de brilho similar a ISON não contornaram o Sol, embora tenham chegado intactos ao periélio (aproximação máxima da estrela).


Um dos maiores problemas enfrentado agora pelos observadores é a escassez de imagens. Diversos observatórios, robóticos ou não, encerraram as observações do cometa já que ele está muito baixo no horizonte e extremamente perto do Sol, o que poderia danificar as câmeras CCD acopladas aos telescópios.

A boa notícia é que ISON entrou no campo de visão do instrumento SECCHI, a bordo do telescópio espacial STEREO Ahead. Apesar das imagens serem de resolução muito baixa, é possível observar o cometa durante alguns dias, até que entre definitivamente no campo de visão do telescópio espacial SOHO, previsto para acontecer entre os dias 26 e 27.

Agora, só resta esperar para ver se o “cometa do Século” vai surpreender de novo. Afinal, em matéria de surpresas ISON não deixou a desejar!

Fotos: No topo, cometa C/2012 S1 ISON registrado em 21 de novembro pelo astrônomo Juan Carlos Casado, a partir do observatório de Teide, nas Ilhas Canárias. Na sequência, estudo do brilho de ISON feito Toni Scarmato mostra um possível rompimento no núcleo do cometa. Acima, registro do cometa ISON pelo instrumento SECCHI, a bordo do telescópio espacial STEREO Ahead. Créditos: Teide Observatory/Juan Carlos Casado, Toni Scarmato, Nasa/STEREO, Apolo11.com.

Confira no seguinte link, o tempo que resta para a prova que o  “Cometa ISON”  terá de enfrentar - quando se deparar com o Sol a sua frente nesta batalha: http://www.apolo11.com/ison.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...