15/11/2013

Buran - O Pássaro Solitário do Espaço Soviético

O programa dos “Buran” tratou-se de uma série de onze ônibus espaciais, construídos pelo programa espacial da União Soviética, parte do denominado programa Buran-Energia. O primeiro da série foi de início denominado Ônibus Espacial 1.01.

Sendo a primeira nave espacial reutilizável soviética, ou VKK (Vosdushno Kosmicheski Korabl). A construção do ônibus espacial foi uma resposta ao projeto do Ônibus Espacial (Space Shuttle), da agência espacial dos Estados Unidos (NASA), que concebeu os veículos espaciais reutilizáveis - wikipedia.

Vinte e cinco anos atrás, em 15 de novembro de 1988, aconteceu um evento sem precedentes na história da cosmonáutica mundial - foi lançado, a partir do cosmódromo de Baikonur, o sistema espacial reutilizável soviético Energia-Buran. O gigantesco avião espacial, o “shuttle soviético”, realizou seu voo em modo totalmente automático, o que foi posteriormente inscrito no Livro de Recordes Guinness.

Foto: RIA Novosti
Criatura da “guerra fria”, construída em oposição ao Space Shuttle norte-americano, o qual, segundo afirmações de analistas militares soviéticos, podia largar da órbita da Terra bombas nucleares sobre Moscou, o Buran foi projetado para nivelar as chances das duas superpotências de se destruírem mutuamente, recordou à Voz da Rússia Alexander Zhelezniakov, da Academia Russa de Cosmonáutica:

O Buran foi concebido exclusivamente como um sistema de lançamento de estações orbitais pesadas de uso militar. Foi uma forma de resposta ao programa SDI dos EUA, que naqueles anos estava sendo ativamente promovido do outro lado do oceano. Foi para não ficar completamente indefesa no caso de implantação pelos Estados Unidos de seus sistemas militares de ataque no espaço que a União Soviética criou o Buran. Ele devia se tornar um sistema de neutralização.

Mas na altura em que Buran começou a voar, a situação no mundo já havia mudado, a tensão nas relações entre Moscou e Washington haviam diminuído e a economia da União Soviética estava avançando a largos passos para o colapso. Nestas circunstâncias, os militares perderam o interesse no sistema espacial reutilizável, e a indústria aeroespacial civil não estava em condições de manter o Buran, nota o editor-chefe da revista Notícias de Cosmonáutica Igor Marinin:

Até o final da década de oitenta, a economia soviética se tornou tão decrépita que esse projeto deixou sem vida outras áreas da indústria espacial. O fato de que o Buran acabou por não ser utilizado foi devido à falta de fundos para o desenvolvimento de carga útil tanto para o Buran como para o foguete de lançamento. A Energia era capaz de lançar, sem o Buran, satélites pesando até cem toneladas. Um tal satélite leva dez anos a construir. E a Energia devia voar várias vezes por mês. O Buran podia levar trinta toneladas de carga, mas onde encontrar tais satélites?

Com o tempo, os norte-americanos também abandonaram seu sistema reutilizável. O programa Space Shuttle, que era posicionado pelos Estados Unidos como o sistema mais barato e confiável de lançamento de cargas úteis para o espaço, na prática, acabou por ser proibitivamente caro e pouco utilizável.

É completamente inútil restaurar o sistema Energia-Buran em sua forma atual. Tanto a experiência mundial, como a nossa, mostra que o desenvolvimento de sistemas de lançamento reutilizáveis seguiu o caminho de atualização de aparelhos de reentrada, tais como Soyuz ou Apollo. Na verdade, estas naves espaciais são os mesmos aparelhos de reentrada, mas reutilizáveis. Nestas condições, os vaivéns são caros e difíceis de usar.

O destino de Buran foi triste. Depois de ter realizado o seu primeiro e único voo, ele ficou para sempre em terra. Em 1993, o programa foi oficialmente encerrado, e a nave espacial foi esquecida e condenada para preservação eterna em seu hangar. Alguns anos depois, o telhado do prédio antigo desmoronou e enterrou sob seus destroços a única máquina que esteve no espaço, juntamente com o foguete de lançamento. Mas o potencial científico que foi adquirido durante a construção de Buran, as descobertas e invenções que ultrapassavam o seu tempo, ainda encontrarão o seu lugar no programa espacial russo, acredita Alexander Zhelezniakov:

Muito do que foi feito então, com o tempo, será útil. Eu gostaria que isso acontecesse o mais depressa possível. No desenvolvimento de naves espaciais no futuro com certeza será utilizada a experiência de Buran. Todos estes desenvolvimentos, todo o potencial não será perdido.

Nós ainda iremos recordá-lo não só como nosso passado histórico, mas também como um prenúncio de uma nova geração de tecnologia espacial, disse Alexander Zhelezniakov. Quem sabe, talvez um dia em órbita da Terra irá aparecer uma nave espacial com a inscrição Buran na fuselagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...