04/11/2013

Águas-Vivas Criadas no Espaço Pela NASA Não Se Orientam na Terra

As medusas, mães d'água, águas-vivas ou alforrecas são forma de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.

Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radial formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior - wikipedia.

Desde o início de 1990, nós, seres humanos temos feito algo ao mesmo tempo estranho e extremamente sensível: Estamos lançando águas-vivas no espaço. E temos feito isso em nome da ciência. Durante a primeira missão da NASA Spacelab Life Sciences (SLS -1) em 1991, a NASA começou a conduzir um experimento: “Os efeitos da Microgravidade Induzida em Aurelia Ephyra Diferenciação e síntese estatólito”.

Para realizá-lo, o ônibus espacial Columbia lançou no espaço uma carga útil de 2.478 águas-vivas, contidas em frascos e sacos que foram preenchidos com água do mar artificial. Astronautas injetaram produtos químicos nos sacos que induzem os pólipos a nadar livremente (e, em última instância, reproduzir). Ao longo da missão, as criaturas proliferaram: No encerramento da missão, haviam cerca de 60 mil exemplares orbitando a Terra.

O estudo com microgravidade em águas-vivas

O foco de tudo isso, como o título do experimento sugere, foi testar os efeitos da microgravidade sobre as águas-vivas e como elas se desenvolvem a partir de pólipos de medusa. E o ponto de que, por sua vez , foi testar como as águas-vivas iriam responder quando voltavam à Terra. Por mais incrível que pareça, águas-vivas tem um ponto em comum com os seres humanos: elas também se orientam de acordo com a gravidade.

Como o biólogo RR Helm explica:

Quando a água-viva cresce, ela forma cristais de sulfato de cálcio na margem de seu corpo. Estes cristais são cercadas por um pequeno bolso celular, revestido em cabelos especializados, e estas bolsas estão igualmente espaçadas em torno do sino. Quando elas girar, rolam para baixo os cristais com a gravidade para o fundo da cavidade, movendo os cabelos de células, que por sua vez enviam sinais para os neurônios. Desta forma, águas-vivas são capazes de sentir cima e para baixo. Tudo que elas precisam é a gravidade.

Os seres humanos, é claro, são igualmente sensíveis. Sentimos tanto a gravidade e a aceleração e usando otólitos, cristais de cálcio em nossos ouvidos internos que movem as células ciliadas ultra-sensíveis, informando, assim, o nosso cérebro a forma que a gravidade está nos puxando. Então, se a água-viva cresce no espaço, não irá desenvolver plenamente a sua versão de sensores de gravidade, segundo essa teoria, é provável que os seres humanos criados em ambientes de microgravidade teriam dificuldades similares.

E aqui, de acordo com a Deep Sea News, é o resultado dos estudos: o senso de gravidade das águas-vivas criadas no espaço, de fato, parece ser prejudicado pelo crescimento no espaço. Os resultados da experiência STS-1, foram publicado na revista Advances in Space Research, nota-se que, embora as águas-vivas criadas no espaço eram de uma raça morfologicamente muito semelhante às que se desenvolvem na Terra, as suas habilidades motoras eram diferentes na terra do que eram em microgravidade.

Em uma espécie de revisão do estudo Helm observa que “Enquanto o desenvolvimento dos bolsos sensoriais aparecem normalmente, muitas delas tiveram problemas para se locomover no planeta.” As dificuldades incluem, infelizmente,” Pulsação e anormalidades do movimento, em comparação com os seus similares da Terra”.

Basicamente, os invertebrados tiveram o que conhecemos como vertigem. O estudo é importante para mensurar os efeitos sobre organismos vertebrados (como por exemplo nós seres humanos), num ambiente de microgravidade como no espaço.

Assista, está em inglês:



Acesse os links de referências abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...