07/11/2013

Rússia Envia Sonda Para Asteroide

A Rússia realizou mais uma façanha; lançando a "sonda Anapa" que irá investigar asteróides que podem oferecer um risco, ao aproximar-se da órbita terrestre. E assim causar algo ruim, devido a aproximação destes objetos em torno da Terra.

A Rússia desenvolveu uma sonda de baixo custo para estudar asteroides potencialmente perigosos. Os seus autores, jovens cientistas, defenderam há dias o seu projeto no Instituto Central de Investigação em Construção de Máquinas, uma das divisões da Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa). A sonda foi batizada de Anapa, que é o nome da cidade onde ela foi apresentada pela primeira vez.

Foto: YouTube
O aparelho, com um peso de 400 quilos, está preparado para ser lançado em conjunto com um satélite comercial de telecomunicações, que será a carga principal do foguete-portador. Devido à conjugação com outro satélite, e à plataforma de satélite pré-existente e desenvolvida pelo Consórcio Aeroespacial Lavochkin, o custo da missão será substancialmente reduzido. Depois da colocação da carga comercial numa das órbitas intermédias, a sonda irá se separar do bloco de aceleração juntamente com o satélite e iniciar a sua viagem autônoma. Está previsto que o aparelho observe um ou dois asteroides que poderão em perspectiva colidir com a Terra.

Ao se aproximar do alvo a sonda irá frenar de forma a ser atraída pelo campo magnético muito fraco do asteroide, começando a rodar à volta dele. Essa manobra permitirá determinar os parâmetros do corpo celeste, assim como a sua massa e a sua órbita. Isso irá esclarecer de forma correspondente o nível de perigo para a Terra que o corpo representa. O desvio do objeto ou a sua destruição não fazem parte da missão desta sonda, explica o académico Alexander Zheleznyakov da Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovsky:

Se trata de um aparelho puramente científico que se deve aproximar de um pequeno corpo espacial, estudá-lo, definir a sua trajetória e a sua composição química. A lista de instrumentos que nele se prevê instalar ainda não foi finalizada. Provavelmente eles incluirão espectrômetros, analisadores da composição química e câmeras fotográficas e de vídeo para visionar o objeto em detalhe e transmitir as imagens para Terra.

A sonda irá realizar todas as manobras com um motor elétrico que nunca equipou aparelhos interplanetários russos, refere um dos entusiastas do projeto e blogueiro Vitali Egorov:

O motor será de plasma. Estes motores eram antes usados como motores de correção. Ele será usado pela primeira vez como motor de marcha. A vantagem dos motores de plasma é o seu baixo consumo de combustível, eles necessitam de muito tempo para a aceleração, mas conseguem acelerar o aparelho até uma velocidade mais elevada que a obtida pelos motores químicos.

Qual será a trajetória da Anapa? A escolha inicial do asteroide Apófis, que teve uma probabilidade de colidir com a Terra de 1 para 37 em 2009, não suscitava dúvidas. Mas mais tarde os cientistas baixaram drasticamente as hipóteses desse cataclismo ter lugar. Contudo o Apófis pode continuar a ser o destino final do aparelho. Mas o mais provável é antes de ele ser estudado um asteroide perigoso de 400 metros descoberto durante este ano.

A sonda Anapa poderá se tornar no primeiro aparelho da Rússia pós-soviética a realizar uma missão científica fora da zona limitada pela órbita da Lua. Também será a primeira a estudar de perto os asteroides. O diretor do projeto Alexander Shakhanov faz um prognóstico realista dos prazos para a execução da missão:

Por enquanto o projeto ainda não está no Programa Espacial Federal. Tudo depende de quando ele for incluído e de quando poderemos obter um financiamento durante a fase experimental. Se surgir financiamento e o projeto for incluído no Programa Espacial Federal o tempo para a sua execução será de cerca de cinco anos.

Para acelerar esses processos os jovens cientistas estão recolhendo assinaturas debaixo de uma petição a enviar à direção da Roscosmos em que pedem para que se analise a possibilidade de esse projeto ser financiado na totalidade. Uma análise aproximada estima que a Anapa necessite de 2 biliões de rublos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...