19/11/2013

O “Passaporte” do Meteorito de Chelyabinsk

O meteoro de Chelyabinsk está recebendo tanto destaque, parece esta virando moda, sendo que “ano após ano” nosso planeta é bombardeado por tantos meteoros, e nem sabemos ao certo: a quantidade de rochas espaciais que atinge a Terra.

Confira abaixo, a boa nova sobre este meteoro que causou muita destruição em território da Federação Russa - e agora querem ingressa-lo na catalogo internacional de meteoros.

Um grupo internacional de cientistas conseguiu determinar pela primeira vez a velocidade, a massa e o brilho dos fragmentos do meteorito que caiu em fevereiro deste ano no região de Chelyabinsk, nos montes Urais. As características do bólide são: 19 quilômetros por segundo e 11 mil toneladas. Ele é normalmente referido pelo nome do local da sua queda, o lago de Chebarkul, como o meteorito de Chebarkul. O meteorito foi batizado oficialmente de Chelyabinsk e agora ele poderá obter um “passaporte”.

Foto: RIA Novosti
O projeto de Chebarkul abrange 59 cientistas de nove países. Os cientistas conseguiram finalmente calcular a sua massa, velocidade, brilho e origem. O pedido para incluir o bólide no Catálogo Internacional de Meteoritos já foi enviado para a Sociedade Internacional de Meteorítica e Ciência Planetária.

O voo dos fragmentos do meteorito foi observado num raio de setecentos quilômetros. Os cientistas estudaram 50 localidades dos arredores de Chelyabinsk e inquiriram milhares de testemunhas oculares. Vidros partidos, fendas em edifícios, falhas de energia elétrica e de comunicações celulares, queimaduras cutâneas e de retinas oculares provocadas pelo forte brilho do bólide, odores e sons estranhos, tudo isso foi compilado quase em flagrante.

Das centenas de registros vídeo da queda do meteorito nós selecionamos dez, efetuamos a calibragem do mapa das estrelas, o que permitiu determinar a trajetória, o ângulo de inclinação e a velocidade”, explicou a coordenadora do projeto científico Olga Popova. “A velocidade era de 19 quilômetros por segundo, o que é superior às estimativas anteriores.” O brilho do meteorito de Chebarkul durante o voo era 30 vezes superior ao brilho do Sol. Isso provocou danos na retina e a cegueira temporária em pessoas.

O maior fragmento, com 650 quilogramas de peso, foi içado em meados de outubro do fundo do lago Chebarkul. Menos de um mês depois os cientistas reconstituíram todo o panorama do acontecimento. Segundo os seus cálculos, na atmosfera entrou um bólide com cerca de 11 mil toneladas de massa. Ele explodiu e os seus fragmentos se aproximavam vertiginosamente da superfície do planeta. A explosão fez duplicar a velocidade os fragmentos até aos 40 km/seg. A potência da explosão foi equivalente à de 500 quilotoneladas de TNT, o que é 10 vezes superior à explosão da bomba atómica de Hiroshima.

Além disso, ficamos sabendo que foi apenas uma parte de um corpo celeste maior voou em direção à Terra. O asteroide que colidiu com o nosso planeta tinha uma órbita semelhante à de um asteroide próximo à Terra, portanto em tempos ambos os asteroides fizeram parte de um mesmo objeto, referiu Olga Popova.

Continuam a existir motivos para alarme: os investigadores calcularam que os corpos celestes com um peso superior a 10 toneladas podem colidir com a Terra com uma frequência bastante mais elevada, a cada 30-40 anos em vez dos 150 que antes se supunha. “Mas nós ainda não sabemos com exatidão qual é a destruição que sofrem esses objetos quando entram na atmosfera”, diz Valeri Shuvalov, chefe do laboratório de prognósticos matemáticos dos processos geofísicos do Instituto de Dinâmica das Geosferas. Isso dificulta os cálculos da potencial explosão de um bólide em voo e da escala de destruição provocada, mas o mais importante é calcular quantas pessoas poderão ser atingidas. Depois da queda do meteorito Chelyabinsk 1500 pessoas recorreram à assistência médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...