09/11/2013

Impacto Que Formou a Lua Produziu Um Oceano de Lava na Terra

De acordo com o artigo publicado no site space.com, traduzido pelo Misteriosdomundo.com, afirmando que após a Terra sofrer impacto colossal, teria dado início ao surgimento de 'oceano' que por sinal seria o pacífico? Em teoria defendida a anos.

As teorias são muitas, assim como tantas avalições feitas de tudo, saber qual seria o verdadeiro resultado que gerou o tal oceano (Pacífico, porque não?) é difícil. As suposições serão sempre aceitas, desde que venham acompanhada da ciência. Acesse o site do artigo original, depois de ler a matéria em português: http://www.space.com

Leia:

Esta ilustração demonstra o impacto violeto que teria ocorrido
no passado com o planeta Terra. Assim como muito outros no
Sistema Solar.
Bilhões de anos atrás, a atmosfera da Terra era opaca e a superfície do planeta estava coberta por um vasto oceano de magma desprovido de vida.

Este cenário, segundo o professor da Universidade de Stanford Norman Sleep, era como a Terra primitiva parecia depois de um impacto cataclísmico com um objeto do tamanho de Marte há 4,5 bilhões de anos - impacto este que teria formado a Lua. A lua, uma vez totalmente formada, aparecia muito maior no céu, já que estava mais perto da Terra. [A incrível e violenta história da Lua]

Centenas de milhões de anos mais tarde, as primeiras formas de vida apareceram, possivelmente tendo pego uma carona em uma rocha marciana.

Apesar muitos elementos da teoria já existirem há algum tempo, a síntese de Sleep é “como montar um quebra-cabeça com algumas peças já conhecidas e algumas que são especulativas ou tem novos aspectos”, disse Dave Stevenson,  professor de ciência planetária da Caltech que não estava envolvido no novo estudo.

Um destes novos aspectos é como a Terra arrefeceu com as temperaturas necessárias para a vida evoluir, após o impacto gigante que formou a Lua.

Os processos de Sleep discutiram o que ocorreu no período chamado Hadeano, cerca de 4 a 4.5 bilhões de anos atrás - antes de os primeiros organismos surgirem, e bem antes de mais complexas formas de vida, incluindo dinossauros, começarem a vagar pela Terra.

Naquela época, a Terra não era nada parecida com o mundo azul que conhecemos hoje.

Mundo escaldante

Toda a Terra era quente e formada por rocha fundida desde a superfície até o núcleo interior após esse impacto. Nenhuma forma de vida vida teria sido capaz de sobreviver a estas temperaturas brutalmente altas, que atingiam 2.000 graus Celsius. A água líquida não teve chance de se formar.

A atmosfera da Terra neste momento também era muito mais densa, com uma pressão de centenas de bares (para efeito de comparação, a pressão média na superfície da Terra hoje é um bar). Era também opaca - “você não seria capaz de ver muitas coisas, apenas nuvens cobrindo tudo”, disse Stevenson.

Sob essas nuvens, estava um oceano de lava, formado por rochas parcialmente derretidas empurradas pelas marés, Sleep pensa. As marés constantemente agitaram o oceano, fazendo com ele perdesse calor, semelhante à agitação e sopro sobre uma tigela de sopa.

A perda de energia causada pela atração mútua entre a Terra e a Lua também estava fazendo o satélite gradualmente se afastar. Isso fez com que as marés progressivamente ficassem mais fracas. Então a rocha derretida estava sendo agitada cada vez menos, e o manto da Terra começava a se solidificar em etapas.

Lentamente, o fluxo de calor interno deixou de dominar o clima e as temperaturas na superfície começaram a cair, e a atmosfera foi ficando menos espessa.

Vida de Marte?

A temperatura e pressão sufocantes não foram os únicos obstáculos para a vida surgir, disse Sleep.

Outro problema era o excesso de dióxido de carbono na atmosfera primordial. Para a Terra para se tornar habitável, a maior parte deste dióxido de carbono tinha que desaparecer.

Sleep disse que isso aconteceu quando as placas tectônicas começaram a se mover no final do Hadeano, cerca de 4,4 bilhões de anos atrás. Com as placas em movimento, o dióxido de carbono começou a entrar no manto em um processo chamado  subducção, quando uma placa tectônica se move debaixo de outra.

Oceanos de água líquida já haviam começado a se condensar em torno desse tempo, e uma vez que a Terra esfriou o suficiente e mais do dióxido de carbono foi sendo colocado no manto, a vida acabou por aparecer - provavelmente vinda de Marte.

Nós sabemos que a vida estava presente na Terra cerca de 3,9 bilhões de anos atrás, mas Marte foi habitável provavelmente por um longo tempo antes que a Terra”, disse Sleep. “Uma vez que Marte já tinha oceanos de água líquida muito antes que a Terra, microrganismos podem ter deixado Marte e vindo para a Terra, através de asteróides que se colidiram com o Planeta Vermelho e  eventualmente caíram no nosso. Como esses microrganismos eram muito resistentes, eles eventualmente resistiram a entrada na atmosfera terrestre, e deram origem à vida em nosso planeta”.

Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...