22/01/2014

Quasar Distante Ilumina um Filamento da Teia Cósmica

De acordo com as simulações realizadas por de computadores sugerem que a matéria do universo é distribuído em uma “teia cósmica” de filamentos, como visto na imagem acima, a partir de uma simulação em grande escala da matéria escura.

Astrônomos capturam primeira imagem de gás difuso dentro da rede de filamentos que ligam as galáxias em uma rede cósmica

Esta foto do espaço profundo mostra a nebulosa se estendendo
por 2 milhões de anos luz, que foi descoberta ao redor do quasar
brilhante, UM287 (no centro da imagem). A radiação energética
do quasar faz com que o gás dos arredores intergalácticos brilhem,
revelando as propriedades morfológicas e físicas de um filamento
da teia cósmica. (Credito: S. Cantalupo, UCSC)
Astrônomos descobriram um quasar distante que ilumina uma vasta teia de gás difuso, revelando pela primeira vez parte da rede de filamentos que podem estar conectando às galáxias num tipo de teia cósmica. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz - EUA, lideraram o estudo que foi publicado no dia 19 de janeiro na revista Nature.

Através do uso de Telescópio Keck I, de 10 metros de diâmetro, localizado no Observatório W. M. Keck, no Havaí, os pesquisadores detectaram uma nebulosa grande e luminosa de gás, se estendendo por aproximadamente 2 milhões de anos luz pelo espaço intergaláctico.

Este é um objeto muito excepcional: ele é enorme, com pelo menos duas vezes o tamanho de qualquer nebulosa já detectada, e se estende bem além do ambiente galáctico do quasar”, disse o primeiro autor, Sebastiano Cantalupo, da UC em Santa Cruz.

O modelo cosmológico padrão da formação de estruturas no Universo prediz que as galáxias são incrustadas numa matéria de ‘teia’ cósmica, que é, pela maior parte (aproximadamente 84%) matéria escura invisível. Esta teia é vista no resultado de simulações computacionais da evolução da estrutura no Universo, a qual mostra a distribuição da matéria escura em grandes escalas, inclusive os halos de matéria escura nos quais se formam as galáxias e a teia cósmica dos filamentos que as conectam.

A gravidade causa a matéria ordinária de seguir a distribuição da matéria escura, assim espera-se que os filamentos de gás ionizado e difuso tracem um padrão similar ao que é visto em simulações de matéria escura.

Até agora, porém, estes filamento nunca tinham sido vistos. O gás intergaláctico tem sido detectado por sua absorção da luz de fontes brilhantes de fundo, mas esses resultados não revelam como o gás é distribuído. No estudo, os pesquisadores detectaram o brilho fluorescente do gás hidrogênio resultante de sua iluminação pela radiação intensa do quasar.

Este quasar está iluminando o gás difuso em escalas além de qualquer outra vista antes, nos dando a primeira gravura do gás estendido entre galáxias. Ele fornece uma visão excelente da estrutura geral de nosso Universo”, disse o co-autor J. Xavier Prochaska, professor de astronomia e astrofísica da UC em Santa Cruz.

As simulações de computador sugerem que a matéria do universo é
distribuído em uma "teia cósmica" de filamentos, como visto na
imagem acima, a partir de uma simulação em grande escala da
matéria escura (simulação Bolshoi, Anatoly por Klypin e Joel
Primack). A inserção é uma imagem de alta resolução com zoom-in
de uma pequena parte da teia cósmica, 10 milhões de anos-luz de
diâmetro, a partir de uma simulação que inclui gás, bem como a
matéria escura (crédito: S. Cantalupo). A intensa radiação de um
quasar pode, como uma lanterna, iluminar parte da teia cósmica
circundante (em destaque na imagem) e fazer um filamento de brilho
do gás, como foi observado no caso de quasar UM287.

O hidrogênio iluminado pelo quasar emite luz ultravioleta conhecida como ‘radiação alfa Lyman’. A distância até o quasar é tão grande (aproximadamente 10 bilhões de anos luz) que a luz emitida é ‘espichada’ pela expansão do Universo, desde um comprimento de onda ultravioleta invisível, até um tom visível de violeta pelo tempo que demora para alcançar o Telescópio Keck. Através do conhecimento da distância até o quasar, os pesquisadores calcularam o comprimento de onda para a radiação alfa Lyman daquela distância, e construíram um filtro especial para o espectrômetro LRIS do telescópio, para obter a imagem naquele comprimento de onda.

Estudamos outros quasares deste forma sem detectarmos tal gás estendido“, disse Cantalupo. “A luz do quasar é como um facho de lanterna, e neste caso tivemos sorte que a lanterna estava apontando em direção à nebulosa e mantendo o gás aceso. Achamos que isto seja parte de um filamento que pode estar até mais estendido do que isto, mas somente vemos uma parte do filamento que está iluminado pelo emissão de luz do quasar.

Um quasar é um tipo de núcleo galáctico ativo que emite radiação intensa, fomentada pelo super enorme buraco negro no centro da galáxia. Em uma pesquisa anterior de quasares distantes, usando a mesma técnica para procurar por gás brilhante, Cantalupo e outros detectaram as assim chamada, ‘galáxias escuras’, que são os nós mais densos de gás na teia cósmica. Presume-se que estas galáxias escuras, ou sejam muito pequenas, ou muito jovens para terem formado estrelas.

Os pesquisadores estimam que a quantidade de gás na nebulosa seja de pelo menos 10 vezes mais do que esperado dos resultados das simulações computacionais.

Achamos que possa haver mais gás contido em pequenos pedaços densos dentro da teia cósmica do que é visto em nossos modelos. Estas observações estão desafiando nossa compreensão do gás intergaláctico e nos dando um laboratório para testarmos e refinarmos os nossos modelos”, disse Cantalupo.

Além de Cantalupo e Prochaska, os coautores do estudo incluem Piero Madau, professor de astronomia e astrofísica da UC de Santa Cruz, e Fabrizio Arrigoni-Battaia e Joseph Hennawi do Instituto Max Planck para Astronomia em Heidelberg, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...