06/08/2014

Biólogos Descobrem Bactérias Que Comem Purê de Elétrons em Vez de Açúcar, Redefinindo a Tenacidade da Vida

O mundo é cheio de estranhos organismos contendo vários aspectos, sabemos que papel as bactérias podem desenpenhar no nosso dia a dia - onde umas podem ser benéficas - enquanto outras não serão tão nocivas para o organismo do ser humano.

Veja, o artigo publicado no site ETseetc.com:

Uma foto bonita de uma bactéria Geobacter metallireducens, feita
por Derek Lovley.
Biólogos intrépidos da Universidade do Sul da Califórnia (USC) descobriram bactérias que sobrevivem somente de eletricidade - em vez de comida, elas alimentam e excretam elétrons puros. Estas bactérias mais uma vez provam a tenacidade quase milagrosa da vida - mas, do ponto de vista tecnológico, também podem vir a serem úteis. Permitindo a criação de dispositivos em nanoescala auto-alimentados que limpam poluição.

Algumas destas bactérias também têm a curiosa capacidade de formar “bio-cabos’, nanofios microbianos que possuem centímetros de comprimento e conduzem eletricidade, tal como fios de cobre - uma capacidade que um dia poderia ser aproveitado para construir longas, auto-montáveis redes subterrâneas para o uso humano.

Como você pode se lembrar das aulas de biologia do ensino médio, quase todos os organismos vivos consomem açúcar para sobreviver. Ou seja, tudo que você come é no fim convertido ou digerido em moléculas simples de glicose. Sem entrar nas complexidades da respiração e do metabolismo (ATP!), esses açúcares têm excedentes de elétrons - e o oxigênio que você respira realmente precisa desses elétrons. Ao transportar elétrons do açúcar ao oxigênio, um fluxo de elétrons - ou seja, a energia - é criada, que é então usada para realizar várias tarefas vitais em todo o seu corpo (bater seu coração, etc.)

Acesse o link para ver o vídeo:


Para estas bactérias especiais, entretanto, não é necessário nenhum portão de açúcar - em vez disso, cortam o intermediário e se alimentam diretamente desses elétrons.Para descobrir estas bactérias, e cultivá-las em laboratório, os biólogos USC simplesmente pegaram alguns sedimentos do oceano, levaram ao laboratório, prenderam alguns eletrodos, e depois ligaram a força. Quando tensões mais elevadas são bombeados para dentro da água, as bactérias “comem” os elétrons do eletrodo; quando uma tensão mais baixa está presente, as bactérias “exalam” elétrons para o eletrodo, gerando uma corrente elétrica (o que poderia ser usado para alimentar um dispositivo, se fosse essa a intenção).

A USC estudou muito cuidadosamente por outras formas controladas de fonte de nutrição - estas bactérias “comem” elétrons diretamente. Ao todo, vários pesquisadores ao redor do mundo já descobriram mais de 10 tipos diferentes de bactérias que se alimentam de eletricidade - e, curiosamente, todos elas são bastante diferentes (elas não são da mesma família), e nenhum deles é como Shewanella ou Geobacter, duas bactérias bem conhecidas que têm propriedades elétricas. Kenneth Nealson da USC, ao falar com a New Scientist sobre a descoberta de sua equipe, disse: “Isto é enorme.

Isso quer dizer que há toda uma parte do mundo microbiano que não conhecemos.” Quanto às repercussões de encontrar bactérias que se alimentam e excretam elétrons, o uso mais óbvio está no campo de “cultivo” de motores moleculares e nanomáquinas. Estas bactérias, em sua essência, são máquinas que consomem energia elétrica crua - e assim, com alguma engenharia (genética) inteligente, podem permitir que um dia as utilizaríamos para alimentar máquinas minúsculas que podendo assim executar tarefas que são atualmente desenvolvidas por máquinas caras e operadas por humanos (limpeza de derramamentos de produtos químicos, por exemplo). Estas bactérias também pode nos permitir descobrir exatamente quanta energia uma célula viva precisa para sobreviver; as coloque em um tubo de ensaio e, em seguida, abaixe lentamente a tensão do eletrodo até morrerem. A experiência é cruel, mas que produziria resultados muito informativos.

Em um estudo apartado, há alguns anos atrás, pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca descobriram que algumas bactérias elétricas também têm a capacidade de formar nanofios microbianos - longas cadeias de bactérias que podem medir vários centímetros. Esses nanofios podem transportar nutrientes para as bactérias mais ao fim da cadeia, o que pode estar preso debaixo de um pouco de lama. Curiosamente, esses nanofios são tão bons condutores quanto fios de cobre padrão, que nos leva a perguntar se bactérias elétricas poderiam um dia ser coagidas a construirem redes subterrâneas para uso humano. Seria um pouco mais eficiente do que gastar bilhões de dólares na colocação de cabos submarinos …

Nota do ETseetc…: Se a vida na Terra começou como a nossa ciência diz, de um procarionte, de um organismo unicelular e virou tudo isso que temos hoje no planeta, imagina se em algum planeta do nosso vasto universo, uma bactéria dessas tenha dado origem a todos as outras formas de vida do local, há milhões de anos atrás, o que teríamos por lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...