02/08/2014

Cientistas Descobrem Que a Lua Tem a Forma de um Limão

Muitos anos se passaram e embora a nossa visita à sua superfície rochosa (Lunar) confirmou que não está coberta de vastos mares - como a Terra, não é a Lua casa de estranhos homens, e não é feita de queijo, ela ainda pode nos surpreender mais.

Foi só esta semana que os cientistas revelaram que, 45 anos depois de Neil Armstrong pisar o planetóide, nosso vizinho celeste mais próximo não é realmente redondo - http://www.theverge.com.

Leia:

Desde os tempos dos antigos filósofos e astrônomos, se discutia o formato dos planetas. Por exemplo, de acordo com uma teoria de um passado muito remoto, a própria Terra seria totalmente plana.

Os séculos se passaram, os estudos e maneiras de investigação foram aprimorados e hoje sabemos como é a forma da Terra (um geoide com leve achatamento nos polos) e como o sistema solar funciona. Mas, e o formato da Lua? Ah, essa é fácil: é redondo, certo? Bem, de acordo com o que revelou uma nova pesquisa, essa resposta já não é mais a totalmente correta.

Na verdade, alguns cientistas descobriram que a Lua tem uma forma de limão. Isso mesmo. Segundo as suas análises, a verdadeira forma do nosso satélite natural é ligeiramente achatada com um arqueamento protuberante nas áreas “equatoriais” (fazendo uma relação com a localização da linha do Equador na Terra).

É como um limão com uma protuberância equatorial”, disse Ian Garrick-Bethell, cientista planetário da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e um dos autores do estudo, que foi publicado na revista científica Nature.

Processo de estudo

Os esforços para confirmar com precisão a forma exata da Lua têm sido frustrados pela presença de grandes crateras em sua superfície, que se formaram após a crosta ser solidificada. Também houve inconsistências entre suas medidas e o que nós sabemos sobre o seu passado.

Por exemplo, a Lua quase não gira, mas parece ter o tipo de convexidade equatorial causada por rotação. E por que uma bola gigante de líquido congelado pode ser tudo menos esférica, como se acreditava antes? De acordo com o cientista Ian, isso acontece também porque não há placas tectônicas, como na Terra.

Para superar os problemas das crateras durante os estudos, ele e seus colegas usaram mapas altamente precisos da topografia da Lua, feitos com um altímetro a laser. Em seguida, eles fizeram diversos cálculos para saber como a superfície pode ter se parecido antes de as crateras serem formadas.

Feito isso, os pesquisadores disseram que as medidas que surgiram ajudam a explicar como a Lua adquiriu sua forma. Sua aparência achatada é provavelmente devido a um resultado do processo gravitacional chamado aquecimento de maré ou aceleração, que se estendeu na crosta do satélite enquanto ele estava sendo formado.

A tal da convexidade equatorial data provavelmente de um período posterior, quando a Lua ainda girava, mas foi diminuindo a rotação e se afastando da Terra, congelando as ondas de maré no local. Porém, para a nossa observação, ela ainda parece redonda, não é mesmo?

Fonte(s):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...