31/08/2014

Seth Shostak: Eu Acredito Que Encontraremos Alienígenas

Este artigo enfatiza o jogo de perguntas direcionadas ao investigador (Seth) que lida com a busca de sinais de inteligências extraterrestres provenientes do espaço. Alguns pesquisadores não olham com bons olhos as intensões do “Instituto SETI”.

Leia, o artigo postado no OVNI Hoje...

Seth Shostak, astrônomo do Instituto SETI.
O que segue é um bate-bapo no Reddit com Seth Shostak, astrônomo sênior no Instituto SETI, o qual explica o porquê da procura por vida inteligente no Universo ser tão importante. As perguntas foram feitas por diferentes internautas:

Por que estamos continuando com esta procura? Por exemplo, não é verdade que as ondas de rádio se tornaram quase indistinguíveis do ruído de fundo do espaço a somente alguns poucos anos luz de suas origens?

Podemos detectar ondas de rádio vindas de bilhões de anos luz de distância, e sem muitos problemas também. A ideia delas se tornarem indistinguíveis do ruído após alguma pequena distância é incorreta. Com uma antena grande o suficiente você sempre pode encontrar o sinal.

Mas o ponto maior é que agora sabemos duas coisas que não sabíamos há 20 anos. Primeiro, que planetas, inclusive aqueles que se parecem com a Terra, são incrivelmente abundantes no Universo visível. Pode haver um bilhão de trilhões de ‘primos’ do nosso mundo. Segundo, a vida começou na Terra muito cedo.

Se a vida inteligente não estiver lá fora, então obtivemos algo melhor do que simplesmente ganhar na loteria. E se você pensa que somos tão especiais… bem, considere que você poderia estar errado. E essa possibilidade faz valer a pena tentar responder a questão com experimentos, ao invés de dizer que “Eu já sei a resposta“.

Quando você finalmente encontrar vida além da Terra, quem governaria o anúncio do fato? Há algum protocolo necessário para ser seguido antes da notícia se tornar pública?

Há um documento. Brevemente, ele diz, confirme o sinal para ter certeza que ele seja realmente extraterrestre. Então, o anuncie para o mundo e consulte internacionalmente antes de transmitir uma resposta.

Mas, na realidade, será um corre-corre maluco da imprensa, e os cientistas tentarão o melhor possível aprender o máximo sobre o sinal.

Como seria conduzido tal contato? Stephen Hawking acredita, com base em como nós humanos ameaçamos muitas formas de vida menos inteligentes na Terra [que os ETs possam ser nocivos a nós], você acha ser provável que as formas de vida mais altas teriam as melhores intenções em mente no momento do contato?

Provavelmente desenvolveremos a inteligência artificial de forma avançada neste século. Isso sugere que qualquer sinal que poderia ser captado estaria vindo de inteligência artificial do lado deles. Imputar os tipos de motivos descritos em muitos dos posts aqui para tal ‘inteligência’ parecer algo amplamente sem base. Não temos a menor ideia do que seriam os interesses deles, mas nos destruir parece ser algo um tanto egocêntrico.

Você poderia nos falar sobre o sinal ‘WOW’ e sua importância?

Ele não foi nada mais do que uma mudança no traço da linha da impressora do computador, que apareceu uma vez. Não uma segunda vez, embora tenha sido procurado a somente um minuto mais tarde. Houve vários tais sinas nos velhos dias do SETI, e não há uma boa evidência de que tenham sido sinais extraterrestres.

Com que frequência algo ocorre que o faz dizer a si mesmo ‘Será que é?’

Graças à filtragem de interferência pelos nossos programas computacionais, um momento ‘será que é?’ somente ocorre com pouquíssima frequência. O últimos desses foi em 1997.

O que você pensa sobre o Paradoxo de Fermi, o qual declara que talvez a vida não seja tão abundante, porque se fosse já teriam entrado em contato conosco?

O Paradoxo de Fermi é uma grande extrapolação de uma observação localizada. Não vemos quaisquer evidência de colonização galáctica ao nosso redor. Assim, eles não estão lá fora. Mesmo? Eu não vejo quaisquer evidência de mega fauna no meu quintal, assim talvez ela não exista…

Você pode encontrar muitas ideias sobre o porquê da colonização galáctica não ser muito desejada por inteligências avançadas, e o fato das pessoas poderem inventar razões plausíveis poderia ser a causa para você considerar o Paradoxo como uma interessante ideia, mas não uma observação muito significativa.

Qual é a sua opinião sobre a Panspermia - a ideia de que a vida exista através do Universo em forma microscópica, distribuída pelos corpos celestes, tais como asteroides?

A Panspermia pode estar ocorrendo, embora a maioria dos astrobiólogos com quem conversei opinam que, apesar dos esporos bacterianos poderem sobreviver uma viagem dentro de um sistema solar, eles não sobreviveram a viagem entre Sistemas Estelares.

Por que os cientistas continuam procurando por água e oxigênio para encontrarem vida inteligente?

A química sugere que as moléculas com base em carbono provavelmente sejam a melhor aposta para a biologia. Mas o SETI não faz quaisquer suposições sobre isto.

Quantas pessoas no seu campo de trabalho se preocupam sobre a frase de Bill Watterson que “O sinal mais certo de que a vida inteligente existe em outros lugares no Universo é o de que ela nunca tentou entrar em contato conosco”?

Para começar, a suposição ‘ela nunca tentou entrar em contato conosco’ é uma declaração sem provas. A auto-destrutiva parte desta frase… de que não valemos a pena de sermos contatados… é mais a respeito de Watterson do que sobre a humanidade.

Eu já perguntaria o seguinte:

‘Não é um desperdício de tempo todas essas ações, já que quaisquer indicações e até mesmo fatos solidamente embasados da existência de vida além da Terra, que são trazidos à tona pelos próprios cientistas, mesmo sendo microbiana (como parece ser a questão da Panspermia), são imediatamente duvidados e descartados pelos seus colegas, os quais chegam, em alguns casos, a destruir a carreira dos descobridores e daqueles que se manifestaram em prol da descoberta?’

n3m3

Acesse o artigo no site de origem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...