15/08/2014

Cientistas da NASA Encontraram Primeiras Partículas Interestelares de Pó

A maior pista de poeira interestelar foi encontrada nos coletores aerogel da Stardust, este micro buraco de 35 centimentro, foi produzido por um mote de 3 picogramas que provavelmente estava viajando tão rápido que vaporizou no momento do impacto.

Leia:

Crédito da imagem: Andrew Westphal, UC Berkeley.
A NASA divulgou recentemente que, pela primeira vez na história, conseguiu identificar o que parece ser sete raríssimas partículas microscópicas de poeira interestelar, datadas dos primórdios do Sistema Solar.

O material foi encontrado em meio a amostrar obtidas pela espaçonave Stardust da entidade, que retornou à Terra em 2006 após uma jornada de sete anos em que percorreu cerca de 4,8 bilhões de quilômetros no espaço.

Equipada com uma bandeja de aerogel de sílica, a nave capturou uma enorme quantidade de conteúdo durante sua viagem espacial, em meio ao qual estavam as sete partículas especiais. Obviamente, encontrar essas peças em meio ao montante absurdo de poeira obtida foi bem mais difícil do que achar uma agulha em um palheiro.

Seguindo rastros

Segundo a NASA, duas das peças, com apenas dois micrômetros (milésimos de milímetros) de diâmetro, foram isoladas após seus rastros terem sido encontrados por um grupo de “cientistas civis”. Autodenominados “dusters”, esses voluntários escanearam mais de um milhão de imagens como parte de um projeto da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

O terceiro rastro foi encontrado seguindo a direção do vento durante o voo e foi deixado por uma partícula que aparentemente estava se movendo tão rápido que acabou se vaporizando, atingindo mais de 15 km por segundo (cerca de 44 vezes mais rápido que a velocidade do som).

Crédito da imagem: UC Berkeley/Andrew Westphal.
Os voluntários identificaram rastros deixados por outras 29 partículas que pareciam determinadas a serem chutadas da nave para os coletores”, brinca a NASA.

Já as quatro amostras restantes foram encontradas em lâminas de alumínio entre quadrados da bandeja de coleta. Embora essa área não tenha sido planejada para acumular amostras de poeira, uma equipe internacional liderada pelo físico Rhonda Strout do Laboratório de Pesquisa Naval procurou por lá e descobriu quatro pequenos poços cheios de material composto de elementos que se encaixam no perfil de partículas de poeira interestelar.

A ciência da paciência

A composição química desse material varia bastante entre as amostras, sendo as menores bastante distintas das maiores, de forma que as peças parecem ter histórias e origens diferentes. No entanto, algumas delas contém enxofre, o que lega certos grupos de cientistas a argumentar que partículas interestelares não teriam esse elemento.

Dessa forma, todo o material coletado deve passar por análises mais aprofundadas antes que a NASA possa afirmar com certeza que esses dejetos podem nos ajudar a compreender melhor as origens do sistema solar. E você, ansioso por mais resultados? Deixe sua opinião nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...