21/08/2014

Neandertais e Humanos Podem Ter ‘Trocado Ideias’, Diz Pesquisa

Este artigo escrito por Pallab Ghosh (BBC), descreve a nova hipótese sobre os Neandertais - porque não ser verdadeira? Quanto mais se mexe, mais novidades vão aparecendo deste povo - dando uma nova visão ao que era contado ‘deles’ antes.

Leia, o artigo publicado no site www.bbc.co.uk:

Chegada dos humanos à Europa teria contribuído para o declínio da
população Neandertal.
Humanos modernos e Neandertais coexistiram na Europa por um período dez vezes mais longo do que se pensava anteriormente, diz um novo estudo.

O processo mais completo de datação de ossos e ferramentas Neandertais já feito sugere que as duas espécies viveram lado a lado por até 5 mil anos.

Segundo os pesquisadores, os novos resultados indicam que os dois grupos podem até ter trocado ideias e hábitos culturais.

O estudo foi publicado na revista científica Nature.

Até agora, restos de Neandertais foram datados por diversos laboratórios, mas muitos resultados foram considerados pouco confiáveis.

Agora, uma equipe internacional de pesquisadores coletou mais de 400 amostras dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa. As amostras foram purificadas e analisadas na Universidade de Oxford, usando métodos sofisticados de datação.

Convivência

Análises de restos como este pé de um Neandertal ajudaram a refinar
a data da extinção da espécie.
De acordo com o professor Thomas Higham, da Universidade de Oxford, os resultados oferecem a compreensão mais clara que já se obteve sobre a interação entre nossos ancestrais e os Neandertais, sobre quando eles se encontraram pela primeira vez e sobre o porquê da extinção Neandertal.

Acho que podemos deixar de lado a ideia da extinção rápida dos Neandertais ter sido causada somente pela chegada dos humanos modernos. Em vez disso, vemos um processo mais complexo no qual há uma sobreposição mais longa das duas populações, na qual pode ter havido troca de ideias e de cultura.

Algumas datações anteriores sugeriam que os humanos modernos e os Neandertais coexistiram na Europa por apenas 500 anos.

Tais descobertas alimentaram a especulação de que nossos ancestrais podem ter massacrado os Neandertais ou transmitido a eles doenças para as quais tinham pouca ou nenhuma resistência.

As novas datações, no entanto, sugerem que as duas espécies conviveram na Europa por até 5 mil anos. Isso dá suporte à visão de alguns arqueólogos de que os avanços tardios nas técnicas Neandertais de confecção de ferramentas de pedra e no uso de joias foram copiados dos humanos.

O estudo indica que os Neandertais foram extintos na Europa entre 41 mil e 39 mil anos atrás - 10 mil anos antes do que se considerava anteriormente. Este é o dado mais preciso obtido até agora sobre a extinção da espécie e coincide com o início de um período muito frio na Europa.

As novas datações também sugerem que os humanos modernos chegaram à Europa muitos milhares de anos antes do que se acreditava, possivelmente por volta de 45 mil anos atrás.

Extinção gradual

Os ancestrais humanos podem ter “ensinado” novas técnicas aos
Neandertais.
Há evidências arqueológicas e genéticas de que quando os humanos modernos chegaram à Europa vindos da África, os Neandertais já estavam em declínio. Estudos anteriores mostraram que o número de Neandertais havia reduzido e os restantes já começavam a procriar com seus próprios parentes.

As datações mais recentes parecem revelar que a chegada dos humanos modernos aumentou os problemas dos Neandertais, de acordo com o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural em Londres.

Eles caçavam os mesmos animais, coletavam as mesmas plantas e queriam morar nas melhores cavernas. Então uma competição econômica iria acontecer”, disse.

Mas não foi uma extinção instantânea. Os Neandertais não foram caçados e mortos por humanos modernos ou dizimados por doenças que os outros podem ter trazido consigo. Foi um processo mais gradual.

Os números de indivíduos Neandertais caíram durante milhares de anos enquanto, ao mesmo tempo, a quantidade de humanos modernos aumentava.

O período gelado há 40 anos mil pode ter sido o fator que finalmente levou a população já enfraquecida à extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...