20/08/2014

Bóson de Higgs Também Poderia Explicar a Primeira Expansão do Universo

Dizem que a influência do bóson de Higgs (uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas) e seu campo na inflação cosmológica poderia se manifestar na observação de ondas gravitacionais pelo telescópio BICEP2.

Leia:

Desde que o bóson de Higgs foi flagrado em ação pela primeira vez, muitas especulações foram feitas a seu respeito. A mais recente delas está sendo proposta pelos pesquisadores Fedor Bezrukov, do Centro de Pesquisa Riken-BNL, e Mikhail Shaposhnikov, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne.

Segundo eles, o bóson de Higgs, que foi recentemente confirmado como a origem da massa, também pode ser responsável pela expansão e pela forma que o universo tomou logo após o Big Bang.

De acordo com Bezruko, “há uma conexão intrigante entre o mundo explorado em aceleradores de partículas de hoje e os primeiros momentos de existência do universo”.

Bóson de Higgs e a expansão do Universo

O universo começou com a famosa e gigante explosão conhecida como Big Bang, e vem se expandindo progressivamente desde então. Essa expansão é equilibrada de tal maneira que a sua forma é plana e não inclinada, o que, segundo os pesquisadores do assunto, só pode ser o caso de uma distribuição muito específica da densidade da matéria.

O acoplamento entre o bóson de Higgs e outras partículas fundamentais fornece massa. Nos primeiros momentos do universo, no entanto, esse acoplamento entre o campo de Higgs e a gravidade acelerou o processo de expansão do mesmo.


Um parâmetro importante para entendermos esse acoplamento é a massa do Bóson de Higgs.

Experiências realizadas no acelerador de partículas do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) mostraram que a massa do bóson de Higgs é muito próxima de um valor crítico que separa dois tipos possíveis de universo: o estável, que nós conhecemos, ou um potencialmente instável.

Bezrukov e Shaposhnikov já estudaram as implicações decorrentes da massa de Higgs estar perto desse limite crítico e o impacto que isso tem sobre a expansão do universo. Através de argumentos teóricos, eles concluíram que, como a massa do bóson de Higgs se aproxima do valor crítico, as ondas gravitacionais do Big Bang tornam-se fortemente reforçadas. Sob este ponto de vista, o Big Bang é visto como o criador de muitas ondas gravitacionais que atuam como ondas no espaço e no tempo, e são justamente essas ondas que são amplificadas por um Higgs de massa quase crítica.

Experimentalmente falando, a influência do bóson de Higgs poderia ter implicações significativas para a observação de ondas gravitacionais - aspecto este que havia escapado dos físicos até recentemente, quando uma análise de dados obtidos pelo telescópio BICEP2 perto do Pólo Sul sugeriu os primeiros sinais de ondas gravitacionais na radiação cósmica de fundo que preenche o universo.

O resultado da análise dos dados fornecidos pelo BICEP2, no entanto, está longe de ser absoluto, já que levanta o debate eterno sobre se o sinal extremamente fraco de ondas gravitacionais poderia realmente ser detectado desta forma.

Os efeitos de uma massa quase crítica de Higgs, contudo, poderiam colocar um fim nesta discussão. “A massa de Higgs no limite crítico poderia explicar o resultado do BICEP2”, explica Bezrukov.

Poderia. Mas, por enquanto, permanecemos com a cabeça cheia de perguntas, poucas respostas e muitas possibilidades.[Phys.org]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...