21/08/2014

Neandertais Foram Extintos Muito Antes do Que Pensávamos (e Com Nossa Ajuda)

O seguinte artigo informa que o fóssil de uma “mandíbula de Neandertal” encontrada na Espanha estava entre aqueles que foram datados por um novo estudo - e que os dados obtidos empurram para trás a data do desaparecimento dos Neandertais.

Veja:

Fotografia (NatGeo) de Thomas Higham, University of Oxford.
Um novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirma que os Neandertais desapareceram da Terra cerca de 10.000 anos antes do que pensávamos. A chegada dos humanos modernos na Europa pode ter sido o estopim para a extinção de nossos antigos primos da Idade da Pedra.


De acordo com o principal autor da pesquisa, Tom Higham, novas datações de fósseis sugerem que os Neandertais foram isolados em partes da Europa e logo desapareceram, o que coincide com a chegada dos primeiros humanos modernos nesses pedaços de terra.

As evidências

Os Neandertais viviam por toda a Europa, da Espanha a Sibéria. A espécie começou a aparecer no registro fóssil mais de 230 mil anos atrás, e acreditávamos que haviam se extinguido cerca de 30.000 anos atrás.

Os novos resultados sugerem que, enquanto a Europa era uma fortaleza neandertal cerca de 45.000 anos atrás, a espécie desapareceu dentro de 5.400 anos em seguida.

A nova descoberta se baseia em 196 amostras de ossos de animais, conchas e carvão retiradas de 40 sítios arqueológicos Neandertais localizados do Gibraltar ao Cáucaso. Grande parte dos ossos de presas, como veados, bisões e mamutes, trazem marcas de corte de um tipo de lâmina de pedra que os neandertais usavam.


A datação desses ossos sugere que os Neandertais foram submetidos a uma diminuição da população cerca de 50.000 anos atrás, o que os deixou isolados em certas regiões mais ou menos na época em que os humanos modernos apareceram.

A pressão competitiva entre esses primeiros europeus, que caçavam muitas das mesmas espécies de presas, pode ter levado (ou ajudado a levar) os Neandertais a se isolar, acelerando a extinção dessa espécie que havia resistido anteriormente a eras glaciais.

Eu acho que a maioria dos meus colegas concorda que os seres humanos modernos desempenharam algum papel no desaparecimento dos neandertais”, disse Higham.

Não fizemos tudo sozinhos

A competição com os novos humanos pode ter sido um fator que levou a extinção dos neandertais, mas não foi o único.

Um grande vulcão que entrou em erupção na Itália na época do desaparecimento Neandertal pode ter prejudicado as duas populações - nós e eles.


Em cima disso, um evento climático de resfriamento em torno de 40 mil anos atrás na Europa pode ter “dado o golpe de misericórdia na população neandertal, que já estava baixa em número e diversidade genética, e tentando lidar com a concorrência de grupos de Homo Sapiens”, sugere Chris Stringer, do Museu de História Natural em Londres.

Prós e contras

Nem todo mundo concorda que a pesquisa é um destaque ou prova que os Neandertais desapareceram antes do que pensávamos.

O paleontólogo Erik Trinkaus, da Universidade de Washington em St. Louis (EUA), é um dos que acha que partes do estudo estão “erradas” e argumenta que algumas das suas amostras não vêm verdadeiramente de cavernas neandertais em sítios rupestres.

Não é nada novo ou interessante”, disse Trinkaus. “Há muito tempo sabemos que o desaparecimento do homem de Neandertal foi um processo longo, lento e complexo”.

A coautora e especialista em datação por radiocarbono Rachel Wood, da Universidade Nacional Australiana, em Canberra, defendeu as amostras, observando que as cavernas estão em conformidade com medições feitas de forma independente de cinzas vulcânicas.

Também, a paleontóloga Katerina Harvati, da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, argumenta que datação mais precisa tem geralmente mostrado que a espécie se extinguiu antes dos 30.000 anos atrás, de forma que os novos resultados parecem razoáveis.

Na minha opinião, este trabalho representa a base de uma estrutura cronológica uniforme para os estudos neandertais”, afirmou o site. [Nationalgeographic.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...